Quem Somos

Últimas Notícias

Entre em contato conosco

Ainda não conhece a CONAMPE? Fique à vontade para entrar em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas sobre a confederação.

Av. Cerro Azul, 644 - Zona 02
Maringá - Paraná
Tel: (44) 3226-9134

Fale conosco

Planejamento e foco são fundamentais para as empresas

27 nov

IV SEMANA (121)a

Na abertura do XII Encontro Sul Sudeste da Micro e Pequena Empresa e IV Semana da Micro e Pequena Empresa Paranaense, hoje de manhã, o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, falou sobre os desafios das empresas do segmento. Afirmou que é preciso conhecimento, planejamento e foco para os empresários da micro e pequena empresa, e, da mesma forma, para as entidades representativas.
Ele também lembrou que o dia 27 de novembro é, por lei, o Dia da Micro e Pequena Empresa no Paraná, data de assinatura do Estatuto Estadual.
Leia a seguir, o pronunciamento de Ercílio Santinoni:

Estamos em novembro de 2017, um ano desafiador.
Temos vivido uma crise política de grandes proporções.
É inevitável que os seus efeitos sejam sentidos na economia do país e no bolso dos brasileiros.
O lado positivo desta crise é que, apesar das sua intensidade e gravidade, o setor produtivo tem demonstrado uma vitalidade surpreendente.
Neste aspecto é necessário destacar a força da micro e pequena empresa.
Continuamos sendo o segmento que mais emprega no país.
Temos mantido nossa participação no PIB nacional.
Estamos presentes nos 5.570 municípios brasileiros.
Produzimos produtos, vendemos ou prestamos serviços para a maioria dos brasileiros, de todas as classes sociais.
A crise política, com reflexos na nossa economia, ressalta como a micro e a pequena empresa, em todos os ramos, é importantíssima, é vital para o equilíbrio econômico e social do Brasil.

Abílio Diniz disse: “É importante separar o sonho da ilusão”.
Nossos objetivos precisam ter fundamento, lógica.

Leandro Vieira, fundador do projeto “administradores ponto com”, afirma:
“Prevenir é melhor que remediar.
Planejar é melhor que improvisar.
Estruturar é melhor que consertar.
Educar é melhor que punir.”

Nosso movimento é uma prova de que objetivos realistas podem ser alcançados, mesmo que leve tempo.

2017 está sendo um ano de muitas conquistas para o movimento nacional da micro e pequena empresa e as nossas entidades.

Sim, é verdade, Conampe, suas entidades e lideranças trabalharam como nunca neste ano, unidos, determinados, sem parar, buscando representar as nossas empresas e entidades e conquistar avanços e benefícios para o nosso segmento e nossos empreendedores valorosos.

Compartilho aqui alguns destes resultados:
A – Posse no Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE. Uma luta de 30 anos! Hoje vitoriosa!

B – Modernização da Legislação trabalhista.
Nas micro e pequenas empresas os empresários normalmente trabalham mais do que os trabalhadores contratados. Esta é uma praxe. E no fim do ano dificilmente conseguem um 13º e também são poucos os que conseguem 30 dias de férias. Há muitos que ficam felizes quando conseguem uma semana de férias no ano.
Os direitos que supostamente foram perdidos muitos trabalhadores já não possuíam e afastavam os trabalhadores da formalidade, do emprego.
Na palestra que teremos hoje aqui com o advogado Marcelo Alvarenga, vamos compreender um pouco mais o real significado e o novo cenário trabalhista do Brasil. Também vamos saber se ele ajuda as micro e pequenas empresas ou não.

C – Reativação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC, que estava inativo a quase três anos.
Iniciativa muito importante!
D – Assumimos a Coordenação do Comitê Temático Racionalização Legal e Burocrática e o Comitê Temático Acesso a Mercados, coordenados por mim, Ercílio Santinoni, e Hélio Rodrigues de Almeida, respectivamente.

E – Mantivemos a coordenação do Comitê Temático Racionalização Legal e Burocrática do FOPEME – Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, sendo coordenador o Dr. Armando Santos Lira, presidente da MICROTIBA.

F – Demos continuidade ao Programa de Capacitação de Lideranças da CONAMPE e FAMPEPAR, no Estado do Paraná.

G – No Quarto Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa, realizado em Rosário-Argentina, conseguimos a indicação para a CONAMPE realizar o V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA em Curitiba, nos dias 12 e 13 de abril de 2018, onde esperamos trazer lideranças dos 20 países latino-americanos.

H – Fomos eleitos membro efetivo da Comissão de Orientação Financeira (COF) do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, sendo uma das entidades responsáveis pela Gestão do FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas. Nesta comissão somos representados por Pedro Gilson Rigo, nosso Secretário Geral da CONAMPE.

I – Realizamos a XIV Convenção da Micro e Pequena Empresa em Curitiba, durante o mês de abril de 2017.

J – Estamos realizando neste mês de novembro de 2017, dois eventos, sendo:
a) a IV SEMANA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA PARANAENSE e o XII ENCONTRO SUL SUDESTE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, FOPEME e FAMPEPAR no período de 22 a 27 de novembro, nas cidades de Maringá, Cascavel, Apucarana, Paranavaí e em Curitiba, onde estamos encerrando hoje a Semana, e:
b) o XVII ENAMPE – Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa que realizaremos no próximo dia 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017, na cidade de Vitória-ES, numa parceria com a FEMICRO-ES e apoio do Sebrae Nacional.

K – Conseguimos junto ao Governo Federal a instituição do Decreto 9094 de julho de 2017, que caminha em direção à desburocratização, dispensando a apresentação de cópia autenticada, reconhecimento de firma, acaba com a entrega de documentos do cidadão já disponíveis em sistemas públicos.

L – Depositamos nosso apoio ao deputado federal Luiz Carlos Hauly para aprovação da Reforma Tributária, cujo teor encontra-se em discussão em todos os Estados brasileiros.

M – Coordenamos os Grupos de Trabalho que discutem as Reformas Trabalhista, Previdenciária e Tributária, além do E-social no Comitê Temático Racionalização Legal e Burocrática do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC.

Em nenhum outro tempo, desde a fundação do nosso movimento e da concretização das nossas entidades, ocupamos tanto espaço junto aos poderes, em Brasília, e tem crescido a nossa atuação junto a estados e municípios. Ou seja, estamos conscientes da necessidade desta atuação de base, estamos incentivando e praticando esta representatividade e temos colhido benefícios para o segmento.

O segredo é a união e o trabalho, a ousadia de tentar. O sonho real, sem ilusões.

Nossa semana paranaense e o Encontro Sul Sudeste estão trazendo conhecimento sobre acesso ao crédito, organização empresarial, comunicação, gestão e liderança.

Quando prevenimos, evitamos problemas. Ou seja, não precisamos remediar.
Quando planejamos, sabemos o que queremos, fica mais fácil alcançar objetivos.
Quando construímos estrutura, conquistamos as condições para avançar e alcançar nossas metas.
Quando nos educamos, nos preparamos para vencer!

Tenho que certeza que a IV Semana Paranaense e o nosso Encontro de hoje serão úteis para as nossas entidades e para as nossas empresas, nos ajudando a praticar a união, sempre na busca de um Brasil que efetivamente e em todas as áreas, valorize e priorize a micro e a pequena empresa, os seus milhões e milhões de empreendedores e trabalhadores.
Concluindo, quero citar Marcio Kumruian, fundador da Netshoes:
“Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo”.

Nosso movimento é uma prova disto.
Em 2017 estamos colhendo muito mais, pelo simples fato de que estamos cumprindo o que planejamos, com determinação, sem desvios e sem parar.
Nós acreditamos no nosso segmento, na importância das nossas empresas, na força do associativismo.

Desejo a todos um evento cheio de entusiasmo, conhecimento, inovação e transformações!

Publicado por Conampe

Em 27/11/2017

Imprimir

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

  • Seu Nome

  • Seu E-mail
201722 a 27 de novembro7 de abrilA arte de liderarAdministraçãoAdvogadoAllan CostaAmérica LatinaAmicAmpec ApucaranaAmpec MetropolitanaAmpec MicroparAmpesbaApesbaApresentaçãoApucaranaAssociaçãoAssociativismoBahiaBrasilCascavelCaseComo montar?Como operar?ComunicaçãoConampeConselho Nacional do SebraeConvençãoConvenção NacionalCriseCuritibaCursoDebatesdia 27Dia 27 de novembroDiretor de MercadoEmpreendedorismoEmpregosEnampeEncontro NacionalEncontro Nacional da Micro e Pequena EmpresaEntidadesEntrevistaErcílio SantinoniEspírito SantoEventoEventosFabiano BrumFampeparFanpeparFemicro-ESFempiparFinançasFomento ParanáFopemeFórum PermanenteGestãoGestão EmpresarialGestão EstratégicaGoverno do ParanáGuilherme Afif DomingosI V Semana da Micro e Pequena Empresa ParanaenseImperdívelIncriçõesInovaçãoItabunaIV Semana da Micro e Pequena Empresa ParanaenseIV Semana da MPE ParanaenseJairo de PaulaJoão Carlos de OliveiraJorge GuerraJorge LunardiLiderançaLoja virtualLuiz Carlos HaulyLuiz Malucelli NetoLuiz Renato HaulyMarcelo AlvarengaMaringáMario DoriaMarketingMDICMichel TemerMicro e Pequena EmpresaMicro e pequenas empresasMicroempresaMicroempresasMicroparNova tecnologiaOficinaOpiniãoOrganização Internacional do TrabalhoPalestraPalestra showPalestra TeatralPalestrasPalestras showParanáParanavaíPedro RigoPequena EmpresaPequenas EmpresasPLC 164/2017PresidenteProgramaçãoProjeto de Lei ComplementarPronunciamentoRefinanciamento de dívidas para micro e pequenas empresasReforma TributáriaRenovaRicardo NevesRicardo Schiffini DellaméaRio Grande do SulSanta CatarinaSebraeSebrae NacionalSecretaria de Planejamento do ParanáSecretaria de Planejamento e Controle GeralSegundaSmart BandSucessoSulamita MendesValdir RibeiroVendasVídeoVitóriaXII Encontro Sul Sudeste da Micro e Pequena Empresa ParanaenseXII Encontro Sul Sudeste da MPRXIV Convenção Nacional da Micro e Pequena EmpresaXVII EnampeXVII EncontroXVII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa