Fecempe assina acordo de cooperação com o Banco do Nordeste

19/11/2019

O Banco do Nordeste assinou, nesta segunda-feira, 18, dois acordos de cooperação técnica para beneficiar micro e pequenas empresas (MPEs) do Ceará. Os termos foram firmados com a Federação Cearense das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fecempe) e a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE). 

Participaram do encontro o superintendente estadual do BNB no Ceará, Rodrigo Bourbon Nava; o coordenador geral de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, Edivan do Socorro Fonseca; o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni; o presidente da Fecempe, Edivaldo Nunes; o coordenador adjunto da AJE Fortaleza, Valdemir Alves, além de diretores do BNB e representantes de instituições ligadas ao setor.

Os acordos têm duração de dois anos e preveem programa de cooperação, com ações de divulgação e orientação sobre linhas de crédito para empresas vinculadas às entidades. Em destaque, produtos para investimento e capital de giro, Cartão BNB e FNE Sol, linha de financiamento à micro e à minigeração distribuída de energia elétrica renovável.
Com 45 agências distribuídas no Ceará, o BNB contratou, em 2019, cerca de R$ 550 milhões com MPEs no Estado. "O apoio às micro e pequenas empresas é um dos três pilares de atuação estratégica do Banco do Nordeste. As parcerias firmadas reforçam a aplicação do FNE e ampliam o atendimento a esse segmento em nossa área de atuação", destaca o presidente da instituição, Romildo Rolim.

Confiança - O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, manifestou a sua confiança nos próximos passos do país e do desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Ele lembrou a importância do segmento, que responde por mais de 50% dos empregos formais do país, 80% do primeiro emprego e se prepara para crescer a participação no PIB, em 2020.
"Confiamos no presidente Bolsonaro e na equipe econômica, comandado pelo ministro Paulo Guedes. Com apoio do governo, do Sebrae e de outras instituições comprometidas com o futuro do Brasil, como o Banco do Nordeste, avançaremos e seremos protagonistas de uma nova era de crescimento econômico, oportunidades e inclusão. Nós, empresários da micro e pequena empresa, estamos prontos para participar dessa missão". 

O presidente da Fecempe, Edivaldo Nunes, enalteceu avanço representado pela assinatura do acordo de cooperação com o Banco do Nordeste do Brasil BNB. Segundo ele, "esse acordo possibilitará que todos nossos associados possam ter  acesso ao Crédito orientado junto aos recursos do fundo constitucional do Nordeste. Realmente foi um gol de placa para as micro e pequenas empresas do Ceará e, consequentemente, para o Nordeste".
Edivaldo registrou o agradecimento ao presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, por todo o apoio dado à iniciativa da Fecempe, fundamental para a sua concretização.