Nesta terça-feira (13), o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) deu início ao seu 10º Ciclo de Reuniões com os Comitês Temáticos, reunindo lideranças empresariais, representantes do poder público e entidades de apoio ao empreendedorismo. O encontro, realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, abriu as discussões do Painel de Gestão 2025 com três temas centrais: Racionalização Legal e Burocrática, Acesso a Mercados e Investimento, Financiamento e Crédito.
Os debates trataram de propostas para simplificar processos, ampliar as oportunidades comerciais e fortalecer o acesso a recursos financeiros para os pequenos negócios. A meta é criar um ambiente mais favorável para que micro e pequenas empresas possam inovar, crescer e gerar mais empregos no Estado.
Para o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, a agenda de hoje reflete a essência do trabalho do Fopeme. “Cada tema debatido aqui tem impacto direto no dia a dia do micro e pequeno empresário. Quando simplificamos a burocracia, ampliamos o acesso a mercados e melhoramos as condições de crédito, estamos criando o ambiente que o empreendedor precisa para prosperar”, afirmou.
O Ciclo de Reuniões segue na quarta (13) com debates sobre Tecnologia e Inovação e Formação, Educação e Capacitação Empreendedora, encerrando dois dias de discussões voltadas a fortalecer o ecossistema das micro e pequenas empresas no Paraná.




