CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Conampe e ANBC firmam parceria estratégica para democratizar o acesso ao crédito em 2026

A partir deste mês de janeiro, as micro e pequenas empresas brasileiras passam a contar com um novo e importante aliado para fortalecer sua gestão financeira. A Conampe oficializou uma parceria estratégica com a ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito) para o lançamento de uma coluna informativa mensal. O objetivo central é fornecer orientações técnicas e atualizadas sobre o mercado de crédito, ajudando o empreendedor a entender como os bureaus de dados funcionam e como manter uma saúde financeira que abra portas para investimentos e taxas mais competitivas.

A iniciativa surge em um momento crucial de planejamento para 2026, onde o acesso a recursos financeiros orientados é fundamental para o crescimento das MPEs. Para o presidente da ANBC, Elias Sfeir, a união de forças é um passo vital para o mercado. “A ANBC defende um ecossistema de crédito mais justo e inclusivo. Esta construção se dá através de trabalho conjunto e multissetorial. A parceria com a CONAMPE é uma iniciativa estratégica que reforça nosso compromisso com esta jornada para que o crédito alavanque o desenvolvimento socioeconômico do país”, afirma.

Do lado da Conampe, a parceria é vista como uma ferramenta de mais conhecimento para o associado, que muitas vezes encontra barreiras na hora de buscar capital por falta de informação sobre seu perfil de crédito. O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni destaca o impacto direto no setor. “Nossa missão é dar ao empresário as melhores ferramentas para que ele possa prosperar. Com o apoio da ANBC, vamos desmistificar o uso de dados e mostrar ao empreendedor que a educação financeira e o cadastro positivo são seus maiores patrimônios para conquistar o crédito que sua empresa merece”, explica.

Mg 0186

Com a primeira edição prevista ainda para este mês, a coluna será um hub de conhecimento sobre temas como Cadastro Positivo, análise de risco e sustentabilidade financeira. As informações serão publicadas no portal oficial da Conampe e compartilhadas nas redes sociais da confederação, garantindo que o conhecimento chegue à ponta, fortalecendo a base da economia brasileira.