CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

BLOG

Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

Desde a criação da internet, as empresas foram se vendo obrigadas a aprender e a se adaptar rapidamente a esse novo ambiente. Aos poucos, as grandes corporações passaram a usar o meio digital tanto internamente, quanto externamente. Com isso surgiu o marketing digital, como uma forma de alcançar um público ainda maior. Mas, hoje não são apenas os grandes negócios que tem acesso a isso. O marketing digital para micro e pequenas empresas cresce cada dia mais e a seguir, vamos te mostrar a importância dele para o seu negócio.

Por que é importante que sua empresa esteja na internet?

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3 em cada 4 pessoas tem acesso à internet no Brasil. Se esse levantamento que foi realizado em 2018 mostra que a maioria das pessoas já tinha acesso a internet, imagine agora. Além disso, outra pesquisa revelou que o Brasil é o país da América Latina que tem mais pessoas conectadas nas redes sociais, sendo o segundo em todo o mundo no que diz respeito ao tempo gasto nelas.

Agora vamos trazer essas informações para a sua realidade. Será que o seu público não aumentaria se o seu negócio estivesse na internet? A resposta é: com certeza! Afinal, tendo um alcance maior, sua empresa consegue chegar a pessoas que talvez nem saibam que precisam do seu produto ou serviço.

Benefícios do marketing digital para micro e pequenas empresas

Além de fazer com que o negócio apareça para um número maior de pessoas, o marketing digital para micro e pequenas empresas também oferece várias outras vantagens.

Público

Você pode estar pensando que não é preciso estar na internet para alcançar um grande público. Afinal, os comerciais em rádios e na TV tem um alcance imenso. Isso realmente é verdade. Mas talvez uma das principais diferenças nesse quesito seja a segmentação do público. Nas outras mídias, você atinge todo o tipo de público. Porém, com o marketing digital, é possível estar no lugar certo, na hora certa. Ou seja, você entra em contato com as pessoas que realmente deseja. Dessa forma, as chances da sua estratégia ter resultados positivos é muito maior. Sem falar que o investimento nas plataformas digitais geralmente é menor do que em outros meios.

Aproximação

O simples fato de estar presente no mundo digital já é uma vantagem para as micro e pequenas empresas. Afinal, boa parte da população faz uma pesquisa na internet antes de contratar um serviço ou realizar uma compra. E como as pessoas estão sempre conectadas, você consegue se aproximar de quem já é seu cliente e de quem pode vir a ser. 

Investimento

Pode até ser um pouco mais difícil para que os pequenos empresários consigam se destacar no meio digital. Mas a verdade é que existem muitas ferramentas gratuitas na internet. Ou seja, mesmo com um investimento mínimo, o alcance é muito maior. Sem falar que você pode ter contas em diversas redes e se comunicar com o seu público de maneira eficaz. Nesse ponto, é importante destacar que vale mais a pena ter poucos e fiéis seguidores, do que ter uma grande quantidade de likes, mas eles não resultarem em vendas.

Fidelização

Uma das principais vantagens do marketing digital para micro e pequenas empresas é a possibilidade de fidelizar o cliente. Mas, para que isso seja possível, é fundamental criar um vínculo com o seu público e manter a mesma atenção dada antes da venda, no pós-venda.

Os primeiros passos para inserir o marketing digital em micro e pequenas empresas?

Escolher os canais certos

Existem várias formas de se fazer presente na internet, como site, blog, e-mail marketing, aplicativos, e-commerce, anúncios e redes sociais. O último ainda se divide em Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Tik Tok, Twitter, WhatsApp e tantas outras plataformas. Por isso, provavelmente no começo não seja possível investir em todos esses canais. Mas, escolhendo os certos para atingir o seu público, os resultados certamente aparecerão.

Qualidade

Uma das premissas do marketing digital hoje em dia é a qualidade dos conteúdos. Não adianta ter presença online se a sua empresa não conseguir agregar nada aos seus seguidores e clientes em potencial. Portanto, para ter resultados positivos, é fundamental que seus conteúdos, independente de qual formato tenham (texto, vídeo, e-book, post, foto), sejam bem feitos e possam agregar valor ao público.

E agora, como dar o primeiro passo para o marketing digital da minha empresa?

No início, o empreendedor pode buscar ajuda de pessoas que já usam e tem algum conhecimento sobre as mídias digitais. Um exemplo é o canal de Youtube da CONAMPE, que ajuda os micro empreendedores a crescer e tudo isso de forma GRATUITA! E depois, quando você já tiver alguma vivência ou retorno pela internet, poderá buscar profissionais para te ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES