Diante de um cenário aparente de terra arrasada, a economia já contempla sinais positivos de reação e uma variável fundamental é a confiança do empresário frente ao crescimento da intenção de compra. São dois agentes econômicos que se destacam na economia: de um lado o consumidor e de outro, o empresário.
Quando ocorre o encontro de ambos surge o mercado. Parecem duas forças aparentemente antagônicas, mas em economia refletem os movimentos que estimulam ou desestimulam o crescimento econômico.
Como entender o cenário que vislumbra um sentimento de otimismo ou pessimismo?
Esta situação é sustentável?
Podem surgir algumas tempestades no meio do caminho?
No Conampe Responde dessa noite vamos responder essas perguntas, com dicas práticas que serão muito úteis para os empresários e suas empresas.
Convidado:
ANTONIO EVERTON JÚNIOR
Economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde maio de 1988; representante do Fórum Permanente das MPE desde a instalação em 2000; responsável pela análise do Indicador da Confiança do Empresário do Comércio da pesquisa nacional da CNC; fez cursos na área das MPE; possui o EMPRETEC; autor de 4 livros sobre MPE; e coordenador junto com o representante da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), pelo setor privado, do comitê da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento às MPE no Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas.
Moderador:
CARLOS MAGNO ANDRIOLI BITTENCOURT
Economista, palestrante e consultor. Coordenador Pedagógico da CONAMPE. Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Economia. Professor de pós-graduação na área de negócios.