CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

21° Encontro das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná

O 21º Encontro das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná, aconteceu no dia 24 de fevereiro no auditório do Sebrae-PR. O evento que tinha como objetivo fortalecer as entidades representativas do setor e capacitar empresários para a gestão, reuniu cerca de 200 pessoas.

O encontro foi o primeiro de dez eventos que serão realizados no Estado este ano. O intuito, segundo o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar), Jonas Bertão, foi oferecer palestras com temáticas voltadas para gestão empresarial. “Temos observado que problemas administrativos são os que mais afetam empreendimentos, e não o financeiro. Quando o empresário se profissionaliza em gestão, geralmente consegue acesso ao crédito e cresce”, explicou.

O evento também buscou apresentar os produtos e serviços oferecidos pelas entidades, como certificação digital, convênios médicos, informações cadastrais de crédito por meio do Serasa e SPC, entre outros, das quais os associados podem desfrutar. O presidente da Conampe, do Monampe e diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná, Ercílio Santinoni destacou ainda que, recentemente, foi firmada parceria com o Sebrae/PR, que oferecerá o Programa Capacitar, aumentando os serviços prestados aos empresários na área de gestão empresarial.

Gilmar Silvio Bachi, empresário e vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), participou do evento e afirmou que as palestras vieram ao encontro das necessidades atuais, que é transformar oportunidades em resultados. “Atualmente, não há como prosseguir se não buscarmos a profissionalização. Até mesmo o código civil aboliu o termo comerciante, caracterizando o empresário como aquele que tem habilidades e profissionalismo”, argumentou.