CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Ampe Blumenau comemora seus 38 anos

A Ampe Blumenau comemora neste dia 29 de março os seus 38 anos. A entidade recebeu, no final de 2021, o Prêmio Mérito Associativista Conampe.

Vídeo institucional da Ampe Blumenau

No dia 29 de março de 1984, tendo à frente o empreendedor Pedro Cascaes Filho, alguns proprietários de micro e pequenas empresas da cidade de Blumenau (SC), fundaram a Acimpevi – Associação Comercial e Industrial do Vale do Itajaí, hoje AMPE BLUMENAU – Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais.

Na época, enfrentavam sérias dificuldades, provocadas por uma catastrófica enchente ocorrida no ano anterior. Conhecidas até então como empresas de “fundo de quintal”, não tinham alguém que as apoiasse oficialmente e então estes empresários, à frente da nova e pioneira associação, para sua sobrevivência começaram a buscar apoio oficialmente nos órgãos públicos federais e estaduais.

A partir deste movimento surgiram muitas outras associações dedicadas ao apoio das micro e pequenas empresas brasileiras.
As conquistas foram sendo constantes: em 1988 a Constituição brasileira assegurou tratamento favorecido e diferenciado para estas empresas. Em seguida veio o Estatuto desse segmento empresarial, e também foi instituído o Simples Nacional, regime tributário diferenciado.

Sede da Ampe Blumenau

AMPE BLUMENAU E SUA NOVA FASE

A partir de março de 2020 o trajeto percorrido pelas microempresas e empresas de pequeno porte, se já era árduo, passou a ser mais desafiador, decorrente da pandemia do coronavírus.
A Ampe não se atemorizou e para ultrapassar as barreiras implementou algumas ferramentas visando estimular os empreendedores de Blumenau, em especial as centenas de seus associados.

Foi realizada uma revisão e atualização do plano estratégico da entidade.
O andar térreo da Ampe Blumenau passou a ser ocupado pelo “Espaço Coworking” direcionado aos associados, e também à comunidade empresarial blumenauense em geral, juntamente com o café do empreendedor em parceria com a nossa associada Virato Café.

Novos eventos com a participação das empresas associadas são realizados regularmente; um deles, o “Café com o Associado” faz a integração de novos associados com a entidade.
Feira “Quintal da Ampe” estimulando o comércio local também acontece frequentemente.
Em 2021 implementado o espaço de coworking de moda dos nossos parceiros do Fashion Lab para trazer mais valor aos empresários do ramo.
E hoje, a sede social/administrativa ostenta o lema de que é a “Casa do Empreendedor”!

Ampe Blumenau, há 38 anos fazendo história.

Pedro Gilmar Fank, presidente da Ampe Blumenau

PRÊMIO MÉRITO ASSOCIATIVISTA

Em 2021, na XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizada em Fortaleza/CE, o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, entregou o Prêmio Mérito Associativista Conampe à Ampe Blumenau, eleita melhor associação do sistema Conampe.

Seu presidente, Pedro Gilmar Fank, também recebeu o prêmio como Dirigente do Sistema Conampe.