CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Associativismo é cada vez mais fundamental

A Conampe realizou a segunda edição do Conampe Debate, com o tema  “O papel do associativismo na reinvenção dos pequenos negócios”. Com a moderação do empresário e consultor Alcides Andrade, o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni; o diretor superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, e o especialista em Neuromarketing e Gestão de Pessoas Daniel Keller, debateram o associativismo. Conclusão unânime: O associativismo, tão importante para as micro e pequenas empresas desde a década de 1980, no Brasil, é hoje ainda mais importante e poderá ser a saída inteligente para os pequenos negócios a partir da crise provocada pelo Convid-19.

Todos os debatedores concordaram que a crise acelerou o processo de inclusão digital. A necessidade vem acompanhada de um desafio, que é organizar essa inclusão.

Saindo na frente – O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, fez um breve relato sobre o associativismo no segmento das micro e pequenas empresas, iniciado há mais de 30 anos, e da sua evolução, que passou pela representação, pela luta junto à Assembleia Nacional Constituinte (1986 a 1988), nas lutas seguintes pelas leis (Simples, Super Simples e tantas outras), os serviços aos associados, até as atualizações propostas no ano passado pelos estudos que resultaram na elaboração do programa “Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados”.

Iniciado no começo de 2020, o programa chegou a ter algumas ações presenciais, até ser interrompido pelo isolamento social proposto como prevenção ao coronavírus. Rapidamente foi iniciada a transformação do programa para os meios digitais e várias ações foram iniciadas, com um novo cronograma.

A inclusão digital das empresas sempre esteve prevista. Com o isolamento e o fechamento ou redução das atividades de empresas de todos os setores, o acesso à internet passou a ser ainda mais fundamental. Assim, a Conampe está oferecendo, em convênio com o portal de negócios Marrte, a possibilidade das empresas terem uma página no portal, para mostrar seus produtos e serviços, também com acesso a vendas onde os clientes poderão pagar com cartões de crédito, débito ou boleto bancário.

Santinoni também anunciou as séries de eventos pela Internet, o Conampe Debate, Conampe Responde e Conampe Diálogos, elaborados para levar, pelos canais da Internet, informações para públicos nacionais, regionais, estaduais e locais.

Um novo normal – O diretor superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, falou das transformações do associativismo e das entidades de apoio. Ao lado da representatividade, sempre fundamental, ao longo da história, as entidades precisam focar agora em novos modelos de ação, capazes de promover a reinvenção dos seus modelos de atuação e dos processos e canais de negócios.

Rigo alertou para o fato de que a pandemia e as medidas para o seu enfrentamento trouxeram uma nova realidade, que ainda será vivida por um tempo, e que vai alterar a “normalidade” das pessoas e empresas, pelo que se percebe, para sempre.

A necessidade de associar para sobreviver e alcançar resultados positivos se tornou praticamente indispensável para as micro e pequenas empresas. O concorrente precisa ser visto e aceito como um parceiro, ajudando a fazer o necessário “ganha-ganha”.

Pedro Rigo, assim como Daniel Keller, Ercílio Santinoni e Alcides Andrade, alertou para o fato de que os novos modelos de negócios não podem focar apenas no digital , pois as empresas tradicionais, com suas lojas e espaços continuarão a ter um papel relevante. No entanto, a maior proximidade com o cliente, os serviços delivery e a utilização de canais na Internet, em páginas e aplicativos, são oportunidade de novos produtos e serviços.

Inteligência para novos tempos – Daniel Keller, convidado especial da Conampe para o debate, falou do associativismo e das armadilhas pelas quais passou ao longo dos anos, algumas das quais originaram a perda do foco de algumas entidades.

Também avaliou o momento vivido desde março de 2020, com a chegado do Convid-19 ao Brasil e as medidas de isolamento determinadas por razões sanitárias. O efeito disso sobre as empresas e a economia foi e está sendo dramático.

Já havia uma tendência anterior de revisão dos modelos de associativismo, bem como de revisão dos processos empresariais. Com a crise, a necessidade destas mudanças se acelerou.

Encontrar nas associações e nas demais empresas à volta ajuda e soluções compartilhadas é um passo fundamental para encontrar saídas e novos caminhos. Neste sentido, a união é um caminho mais importante para fazer a inteligência, mais essencial do que a força, neste momento.

Nas empresas e nas entidades a inteligência fará a diferença, cada vez mais, projeta Daniel Keller

Conampe aberta – O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, convida entidades, empresários e empreendedores a se unirem no sistema Conampe, trabalhando para a reinvenção das entidades e a criação de novos modelos e referências de negócios.

A plataforma Marrte está aberta para todas as microempresas e MEIs do Brasil. Com um investimento muito pequeno, quase simbólico, as empresas poderão ter a sua página em um portal que oferece agilidade, tecnologia e expertise para ranquear as empresas e leva-las a novos clientes.

O programa “Associativismo 4.0” atuará em “Vendas pela Internet” (Acesso a mercados); “Comércio Internacional” (Internacionalização); “Atendimento à MEIs” e “Desenvolvimento de Líderes”. Em todas estas frentes a Conampe atuará fortalecendo as entidades parceiras, levando às micro e pequenas empresas (MPEs) e aos empreendedores individuais (MEIs) associados meios e ferramentas para a sua permanência, retomada e sucesso no mercado.

Contatos:

Seu negócio na Internet – Venha para a plataforma Marrte – Clique AQUI

Presidência da Conampe, Ercílio Santinoni: presidencia@conampe.org.br

Facebook – Curta a página

Instagram – Siga o nosso Instagram

YouTube – Inscreva-se no canal da Conampe

Twitter – Siga 

 

Conampe: imprensa@conampe.org.br
Diniz Neto – WhatsApp (44) 9 9122 8715