CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Atenção: os golpes contra as empresas e empresários não param

Não pague boletos ou notificações de coisas que você tem certeza que não deve. Não clique em links desconhecidos no SMS, WhatsApp e e-mails - use telefones oficiais de instituições ou vá pessoalmente em agências de bancos ou empresas citadas.
Golpe
Não envie os pix solicitados nessas supostas notificações

Temos alertado com frequência para que não realizem pagamentos de boletos ou notificações para entidades desconhecidas ou favorecidos com os quais sua empresa ou pessoa física não tem nenhum relacionamento comercial. Um golpe recente é o de uma suposta notificação extrajudicial, que chega pelo Correio, em papel de boa qualidade.

Os golpes ocorrem das maneiras mais variadas: boletos, cartas de cobranças extrajudiciais, mensagens de SMS ou WhatsApp.

No SMS tem sido comuns mensagens dizendo um número de usuário (normalmente é o celular), um código, a mensagem IRÁ SOFRER BLOQUEIO PARCIAL, um link (nunca clicar nesses links, jamais!) e o texto final ou dirija-se a uma agência. Quem clica nesse link pode dar início a um processo de invasão do celular, com outro prejuízos graves. O link, no caso dessa mensagem, é CLIENTECAIXAIMPORTANTE .aaa

Não pague coisas que você não comprou, não aderiu, não se associou, não tem um contrato, não tem um acordo (algumas mensagens falam em descumprimento de acordo – se você não fez acordo não tem como ter descumprido) são coisas básicas assim, é lógico que você não deve e não precisa pagar.

Outra coisa importante: os golpistas têm usado valores menores nos boletos e notificações, tentando induzir a pessoa a pensar “melhor pagar do que me incomodar”. Os valores menores são uma novidade nesses golpes.

Se ainda tiver dúvidas, consulte um advogado.

Se precisar, faça contato com a Conampe: imprensa@conampe.org.br
WhatsApp (61) 99926-1900