CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Cara a cara com os pequenos negócios da cidade e do campo: tendências para 2023

Evento começa na quarta-feira, 7 de dezembro, às 18 horas. Restam poucas inscrições disponíveis.

E a Seleção Brasileira? Será hexa ou não? Ainda não sabemos, estamos na torcida. Nessa segunda-feira, dia 5, temos mais um jogo, agora decisivo. Mas uma coisa é certa: a partir de janeiro de 2023 os empresários e empresárias das micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais, os nossos MEIs, na cidade e no campo, enfrentarão novos cenário. Quais são as tendências? O que esperar? Ou ainda melhor, o que fazer? Essa troca de informações e debates são o objetivo da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, que a Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais), o Sebrae e a Fampepar (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná) realizarão nos dias 7 e 8 de dezembro, no centro de Eventos do Lizon Curitiba Hotel, no centro da capital paranaense.

A abertura da convenção acontecerá nessa quarta-feira, 7 de dezembro, às 18h. Estão convidados o vice-governador, Darci Piana; o vereador, jornalista e empreendedor Herivelto Oliveira, de Curitiba; Luiz Lemos Leite, presidente da Anfac (Associação Nacional de Fomento Comercial); Bruno Quick, diretor Técnico do Sebrae Nacional; Ozélia Rodrigues, secretária Técnica do Fopeme, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. Eles serão recepcionados pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, coordenador geral da convenção.

Nas mensagens de abertura serão apresentadas as principais tendências para os pequenos negócios, a partir do ano que vem, nos novos cenários do país e dos estados da federação.  

Darci Piana apresentará uma visão dos estados. Herivelto Oliveira o cenário dos municípios diante das mudanças nacionais e estaduais. Luiz Lemos Leite, aos 93 anos uma referência em liderança empresarial no Brasil, falará das tendências no setor privado, especialmente as relacionadas a crédito e ao fomento comercial. Bruno Quick, com a sua grande experiência na direção do Sebrae Nacional, trará para o evento recados de grande importância para o planejamento e ações a partir de 2023. Ozélia Rodrigues falará da importância dos Fóruns Permanentes estaduais como vozes a serem ouvidas na formulação de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuições que muito ajudarão os estados e o país e encontrar desenvolvimento econômico com o necessário equilíbrio social – papel relevante que vem sendo cumprido pelas microempresas, MEIs e pequenas empresas, historicamente.

Ercílio Santinoni, no seu pronunciamento de abertura, apresentará sugestões aos participantes, de forma especial às autoridades, lideranças e aos empresários e empresárias do Brasil.

Dia 8 – Quinta-feira

A convenção prosseguira no dia 8, a partir das 8h30.

A palestra de abertura dos trabalhos do dia terá como tema “Case de Sucesso Influx – de microempreendedor à franqueador” e será proferida por Leonardo Paixão, professor, escritor e mentor especialista em franquia. Expectativa de uma importante e motivadora palestra.

Empreendedorismo na prática – Às 9h30 do dia 8 de dezembro, o professor, mentor e jornalista José Nascimento será o moderador de um talk show com o tema “Empreendedorismo – Inspiração – Atitudes e Lições”. Ele é criador do projeto Top de Gestão e autor do livro Mundo 6.0. Os convidados para o painel são:
Inayê Souza – fundadora do Salão Simples Assim, que cuida de cabelos afro, bacharel em direito, ex-funcionária pública concursada na Polícia Civil, cabeleireira, terapeuta capilar.

Rafael Schreiber – fundador da franquia Don’t Stop Hot Dog.

Hyan Assano – fundador da Bacco Spirit, única vodka brasileira premiada internacionalmente.

Daniel Scott – CEO da Myndo, crédito para produtos de educação. Produz conteúdo de MKT para mais de 300 mil seguidores. Autor do best-seller “O que eles não te ensinam na faculdade”.

Como transformar os seus desafios e obstáculos em oportunidades e vencer no mundo dos negócios. Será um momento imperdível da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa.

A comunicação – Esse sempre foi e é um dos principais problemas das empresas, especialmente as microempresas, os MEIs. O mesmo dilema vive mais de 70% das pessoas, quando precisam falar em público, vender os seus produtos, quando chega a hora de se comunicar.

Juliane Guzzoni, jornalista, mestre em Comunicação, empreendedora, palestrante, consultora na área de comunicação empresarial e de carreiras fará a palavra “Comunicação que transforma”.

Durante quase trinta anos ela trabalhou em TV como repórter e apresentadora no Paraná e no Estado de São Paulo. Participou da cobertura de grandes eventos e momentos políticos e históricos para o nosso país. Foi consultora do Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, na área de vídeos.

Juliane fecha a programação da manhã, a última antes do almoço.

Associativismo – O jornalista e empreendedor Herivelto Oliveira, vereador em Curitiba, fará a palestra “Empreendedorismo: É Hora de Somar!” abrindo a programação da tarde na XIX Convenção Nacional, a partir das 13h30.  

Ele falará sobre a tendência importante do associativismo para fortalecer as iniciativas empreendedoras, as ações dos empresários das microempresas, dos MEIs e das pequenas empresas.

Também na sua pauta está a apresentação da importância das políticas públicas, no âmbito municipal, para apoiar os pequenos negócios, de todas as formas possíveis.

Tendências – O painel “Principais tendências para os pequenos negócios, no campo e na cidade, em 2023” será realizado logo após a palestra do jornalista Herivelto Oliveira. O moderador será Carlos Magno Bittencourt, economista e professor universitário. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Conselheiro federal do Conselho Federal de Economia.

São convidados:

Richard Moreira, consultor da INTELIEX – Inteligência Executiva. Economista, Master in International Business Administration. Consultor de Empresas, Conferencista e Professor de Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação).

Vitor Roberto Tioqueta – diretor Superintendente do SEBRAE/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná. Bacharel em Ciências Contábeis, tem pós-graduação em Marketing e Desenvolvimento Gerencial, e Direção de Empresas, pela PUC-PR, e MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais, pela Universidade Positivo.

WhatsApp Business alavancando seu negócio –  Thayná Brito Rodrigues Carlos vem de Maceió, do Sebrae do estado de Alagoas, para uma palestra que promete ser marcante, na área do marketing digital.

Afinal, as vendas e a realização de negócios pelo WhatsApp são mais do que uma tendência certa para 2023, são uma realidade que pode estar a serviços de todas as microempresas, MEIs e pequenas empresas.

Thayná tem sido convidada pelo Sebrae Nacional para participar dos eventos mais importantes da área de marketing digital e tem se destacado no seu trabalho técnico de relacionamento empresarial, que realiza no estado de Alagoas.

A hora e a vez do metaverso para empreendedores – Com certeza você já ouviu falar de metaverso. Mas o que é isso, afinal, e o que tem a ver com a minha empresa? Conhecer, compreender e escolher as ferramentas e canais de marketing digital para seu negócio, essa será a palestra de Patrícia Quintiliano, estrategista digital, mentora para startups, líder do Comitê de Inovação e Tecnologia no Mulheres do Varejo, coautora do livro Mulheres do Varejo. Ela tem mestrado em Administração e Varejo na FEA/USP, graduada em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing, pós-graduada em Administração Contábil e Financeira na Fundação Armando Alvares Penteado. É professora de pós-graduação na ESPM EAD e Head de Growth Marketing na Vip Commerce.

Seja você a diferença – Transforme oportunidades em resultados – O encerramento da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa será feito pelo convidado Gilclér Regina, palestrante de sucesso com atuação no país e exterior com mais de 5 mil palestras, mentor de alguns bilionários do país, escritor de sucesso e autor de 13 livros sendo que o seu mais recente livro, “Inteligência Emocional”, figura entre os cinco mais vendidos do país. Em sua carteira de clientes, estão muitas das maiores empresas brasileiras, de vários setores.

O que são oportunidades? Obstáculos e dificuldades podem ser oportunidades? Como tornar um potencial em resultado efetivo? Existe segredos para isso? Quais são eles?

O evento – A XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa é um evento gratuito imperdível, pela qualidade da programação e dos convidados.

As inscrições gratuitas são limitadas à capacidade do auditório.

A programação e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site: conampe.org.br/eventos

A convenção acontecerá no centro de eventos do Lizon Curitiba Hotel, à Avenida Sete de Setembro, 2246, em Curitiba, Paraná.

Abertura: Dia 7, quarta-feira, 18 horas.
Programação: Dia 8, quinta-feira, a partir das 8h30.

Fale com a Conampe: imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900