CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Carta aberta ao presidente Bolsonaro

As micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais não têm acesso a crédito. Esta é uma situação tradicional, agravada com a crise provocada pela pandemia.

Angústia e desespero tomam conta dos empresários e empreendedores do segmento, bem como dos seus empregados. Somos 99,2% das empresas existentes no país, contribuímos com 27% do PIB, somos responsáveis por 52,2% das carteiras assinadas no país e por 80% de todos os primeiros empregos.

Neste momento não temos como pagar salários, aluguéis, água, luz, internet, telefone. Precisamos de socorro, imediato, já!

Presidente, neste momento, o senhor é a nossa maior fonte de esperança, pois nossas empresas estão fechadas ou estamos trabalhando apenas parcialmente e com poucas alternativas, apesar de todos os nossos esforços para inovação e resistência.

Além do Pronampe, programa especial de socorro às empresas do segmento, são necessários novos critérios de avaliação das empresas para o acesso ao crédito, com menos burocracia e exigências. Manter as empresas abertas é o primeiro passo.

Os bancos precisam emprestar para quem realmente precisa, mesmo aqueles que nunca tiveram uma conta bancária em seu CNPJ. Apoiar as empresas com boas ideias, tradição ou bons planos de negócios. Não levar em conta negativações recentes ou mesmo pequenos problemas cadastrais. Dar metas aos gerentes de bancos, pontuando e premiando o atendimento das demandas das microempresas e microempreendedores individuais.

Temos procurado contribuir com o Ministério da Economia, participando ativamente do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, ao lado das demais entidades de representação e do Sebrae, repassando nossas necessidades, ideias e sugestões. Realizamos, no dia 30 de abril, o “Conampe Debate”, uma Live com o tema “A verdade sobre o Crédito”, com participação de centenas de empresários, empreendedores e lideranças da micro e pequena empresa, representando empresas de todas as regiões do país. O Ministério da Economia foi representado por Antonia Tallarida Serra Martins, secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviço e Inovação – SDIC, e subsecretária substituta da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato – SEMPE.

Estamos prontos a dar a nossa contribuição, sempre. Mas nesse momento clamamos por ajuda e ajuda urgente, pontual e imediata. Cada dia de espera é um obstáculo a mais para a nossa sobrevivência.

ERCÍLIO SANTINONI
Presidente da Conampe
Confederação Nacional das Micro e Pequenas e Empresas e Empreendedores Individuais

 

Conampe: imprensa@conampe.org.br