CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Comitê de Tecnologia e Inovação avança nos trabalhos do Fórum Permanente, em Brasília

O Comitê Temático Tecnologia e Inovação iniciou os trabalhos da 18a. Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do MDIC, nesta terça (9), em Brasília. O presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni, coordenador da iniciativa privada juntamente com Alberto Farias Gavini Filho, deu início aos trabalhos do dia.

O Comitê apresentou o trabalho de fomento à Inovação da Startup Brasil, que lança na próxima semana um programa para empreendedores. “O objetivo é posicionar o país como um Player Global no desenvolvimento e oferta de produtos e serviços de alto valor agregado. A meta é alavancar a aceleração de até 100 startups no primeiro ano, sendo 75% nacionais e 25% internacionais”, explica o coordenador do programa Rafael Moreira.

O coordenador de governo, Marcos Vinícius de Souza, apresentou a proposta da Inovativa Brasil. Trata-se de um programa nacional de capacitação para impulsionar negócios com foco em inovação, seja de futuros empreendedores com a ideia no papel querendo botar em prática, ou de empreendedores em fase inicial, com empresas de até 5 anos ou faturamento anual máximo de R$3,6 milhões. “O programa oferece capacitação nas competências necessárias para se tornar um empreendedor de alto impacto. E, também, apresenta negócios a investidores”, explica. Informações sobre o programa está disponível no endereço www.inovativabrasil.com.br.

Para os coordenadores, da iniciativa privada e do governo, Santinoni e Marcos Vinícius, a reunião desta terça foi uma das melhores coordenadas pelo comitê. Diversos assuntos foram encaminhados, entre eles: ajustes em linhas de financiamento para a área de Tecnologia e Inovação para ME e EPP; propostas de alterações no Marco Legal de Inovação contemplando o segmento; sensibilização de empresários sobre Propriedade Industrial.

No período da tarde foi a vez do comitê Investimento e Financiamento. Os coordenadores encaminharam a aprovação da Memória da 17a. Reunião Ordinária e fizeram a apresentação e validação das alterações do Plano de Trabalho 2013. Em andamento, o Comitê discute: articulação para o cumprimento do art. 58 da Lei Geral. A ideia é propor modelo de avaliação de Linhas de Crédito e Financiamento para MPE; Simplificação/padronização de documentos para análise de crédito para MPE. A ideia é formular proposta de padronização documental para análise de crédito para as MPE; Viabilização do acesso ao mercado de valores mobiliários para MPE; Regulamentação da cédula de Crédito Microempresarial, entre outras propostas.