CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Compra Mais: programa ensina como vender para o poder público

Construir um ambiente favorável para estimular a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. O assunto, considerado um ponto chave no desenvolvimento local, é meta do programa Compra Mais, parceria do governo do Rio de Janeiro e do Sebrae no Rio, que foi lançado nesta terça-feira (16), no palácio Laranjeiras, sede do governo.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, o governo estadual regulamentou a lei e modernizou suas ferramentas. Hoje, o governo do Rio de Janeiro movimenta R$ 8 bilhões por ano em compras, e de janeiro a maio deste ano, cerca de 500 micro e pequenas empresas foram contratadas como fornecedoras de bens e serviços por diversos órgãos oficiais. Ainda assim, ele ressaltou que há muito espaço para crescer, “hoje, os negócios de pequeno porte respondem por cerca de 30% das nossas compras, mas o volume financeiro é cerca de 5%, o que representa pouco valor agregado. Este é um dos aspectos que queremos mudar com este programa”.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Rio, Cezar Vasquez, “o poder público é um bom comprador. No Brasil, a estimativa é que as compras governamentais atinjam R$ 400 bilhões e o objetivo da instituição é conquistar pelo menos a metade desta fatia para os pequenos negócios. Ele lembra que “há um equívoco quando se pensa que apenas as grandes empresas podem oferecer as melhores condições de preço, prazo e qualidade e isto precisa mudar”.

A partir de setembro, o programa começa a ser implantado, separadamente, em cada uma das oito regiões brasileiras. As ações prevêem, desde seminários sobre a importância da Lei Geral, à capacitação de gestores sobre os diversos sistemas de compras disponíveis que atendem ao poder público, incluindo os eletrônicos, com simulações de pregões online. Rodadas de negócio regionais e uma grande rodada nacional também serão organizadas.

“As micro e pequenas empresas são maioria nos países mais ricos e desenvolvidos. O Brasil já avançou muito neste processo e o Rio de Janeiro, com este programa, está dando um excelente exemplo de desenvolvimento que pode ser replicado em outros lugares do país”, valorizou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES