CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Conampe em ação para novos tempos

A Conampe – Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais – realizou neste dia 26 de maio uma reunião geral com dirigentes e lideranças do seu sistema, com representantes de todas as regiões do país. Na pauta, CREDMEI, plataforma de vendas pela Internet Conampe/Marrte, programa Associativismo 4.0 e projetos utilizando plataformas digitais para mobilizar entidades, apoiar empresas e prover alternativas de reinvenção, novos modelos de negócios e vendas.

Na reunião, a Conampe mostrou o seu trabalho intensificado para 2020, já planejado desde 2019, e agora ainda mais importante para as microempresas, pequenas empresas e MEIs. O associativismo se tornou um caminho fundamental para compartilhamento de ideias, projetos, sistemas e meios de manter as empresas funcionando, com novos acessos a mercados e clientes.

CREDMEI PORTAL – Fábio Silva, coordenador geral de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia (CGEART/ME), fez uma palestra sobre o CREDMEI e o Portal do Empreendedor, portal que unificou serviços do governo aos empreendedores das micro, pequenas empresas e MEIs.
Ele mostrou como pode ser possível aos MEIs (e MPEs), por exemplo, encaminhar suas solicitações de crédito on-line e receber respostas. Ainda há uma área para ajuda, com muitas informações.

O Portal do Empreendedor de fato se tornou uma ferramenta muito ágil e bem estruturada para atender aos empresários e empreendedores dos pequenos negócios.

Para o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, ainda há barreiras a serem transpostas no caminho do maior acesso ao crédito para as MPEs e MEIs. Em contrapartida, nunca o assunto foi debatido com tanta intensidade dentro do governo. Ele citou o Comitê da Micro e Pequena Empresa, comandado pelo secretário Carlos Da Costa, da Sepec/Ministério da Economia.
A Conampe entregou ao governo um documento com um diagnóstico dos motivos e uma lista de sugestões de medidas e ações práticas, reduzindo burocracia, flexibilizando a análise de crédito e estabelecendo metas aos bancos par o atendimento a microempresas e pequenas empresas. Este documento está disponibilizado na seção “Downloads” do site, pode ser baixado AQUI. Em forma de notícias está publicado no site AQUI.

CONAMPE/MARRTE: SUA EMPRESA NA INTERNET – Michel Vitale, CEO da Agência Divulgue, apresentou o portal de negócios Marrte.Com. Convênio do Marrte com a Conampe permite que uma empresa possa ter uma página no portal pagando 5 centavos por dia, por um ano. Como?

Na promoção de lançamento, as primeiras 50 empresas inscritas, de qualquer segmento, produto e serviço, poderão estar conectadas a mercados, clientes e realizando vendas na internet, com 95% de desconto sobre o valor anual de 1 Real por dia, R$365 em um ano). Estas 50 primeiras empresas pagarão apenas R$ 18,25 por um ano.

Como se inscrever: acesse AQUI e faça a inscrição da sua empresa.  

Quem não tem site, poderá ter a sua página. Quem tem site poderá ampliar ainda mais a visibilidade da sua empresa na Web.  

O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, fez um apelo para que todos os dirigentes de entidades apoiem o projeto do Marrte, trazendo as suas empresas para o portal e convidando amigos e conhecidos para participarem.

A HORA DO ASSOCIATIVISMO 4.0 – Na reunião, Alcides Andrade apresentou o programa Associativismo 4.0. Elaborado por meio de um profundo estudo, em 2019, que resultou em convênio com o Sebrae, o programa se tornou ainda mais relevante diante da pandemia provocada pelo Covid-19. As entidades precisam se reinventar e se revitalizar, formar e ampliar lideranças, para mobilizar grupos de empresas para inclusão digital, acesso a mercados e vendas pela Internet.

O programa também tem como objetivo a internacionalização de negócios. O comércio exterior é possível para todos e não é um “bicho de sete cabeças”. Com a Internet, portais de vendas e outras ferramentas é possível dar este passo.

Outro objetivo do programa Associativismo 4.0 é o atendimento aos MEIs. A Conampe reconhece a importância de contribuir, mobilizando todas as entidades do seu sistema, com a sustentabilidade dos MEIs.

APOIO ÀS ENTIDADES E EVENTOS DIGITAIS – A Conampe, também dentro do programa Associativismo 4.0, planejou a realização de eventos de abrangência nacional, estadual e regional. As entidades estão convidadas a organizarem, em parceria com a Conampe, os eventos de debates, de entrevistas e de diálogos, incluindo convidados dos seus estados ou regiões, ao lado dos convidados da Conampe.

A Conampe tem realizado as séries Conampe Debate (o tema “Crédito” foi apresentado no dia 30 de abril e o tema “Associativismo” será debatido nesta quinta-feira, 28 de maio – INSCREVA-SE AQUI e participe), Conampe Responde (sobre vendas na Internet, no dia 14 de maio). Os eventos foram um sucesso de público, muito elogiados pela qualidade dos debatedores e participantes. 

A próxima série, Conampe Diálogos, terá como motivação a promoção de “diálogos pela vida”, com o psicanalista Jairo de Paula. O primeiro evento está marcado para o dia 4 de junho, às 19 horas, com ampla divulgação sobre as inscrições.
O objetivo é dialogar sobre este momento da pandemia, do isolamento social, de muitas empresas fechadas ou com faturamento bastante baixo, desemprego e outros problemas emocionais que têm acometido praticamente todas as pessoas, de uma ou de outra forma.
As pessoas se perguntam: – Como será o amanhã? – Quando voltaremos ao normal? – Aliás, existe volta ao normal? – Como passar emocionalmente por este momento? – E a retomada? Como será? Quando será? – Vou sobreviver? – Perderei alguém que eu amo?

“A participação de todos será fundamental para o sucesso das atividades da Conampe e das entidades do sistema”, enfatizou o presidente, Ercílio Santinoni.

Acompanhe a Conampe nas redes sociais:

Facebook – Curta a página

Instagram – Siga o nosso Instagram

YouTube – Inscreva-se no canal da Conampe

Twitter – Siga 

Conampe: imprensa@conampe.org.br
Diniz Neto (44) 9 9122 8715

 

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES