CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Conampe faz reunião por videoconferência

7 de abril de 2020, terça-feira. A Conampe realizou, às 17 horas, com alguns de seus diretores e consultores, de diversas regiões do país. A reunião, aberta pelo presidente da confederação, Ercílio Santinoni, com a moderação do advogado Marcelo Alvarenga, do Espírito Santo, antecipou, em tempos de isolamento social, a adoção de tecnologia para motivar ainda mais o associativismo. 

A atual situação de paralisação de milhões de empresas e a atuação das federações e associações de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, nos estados e municípios do país, as medidas tomadas pelo governo, os dilemas dos empresários do setor e quais as melhores decisões a serem tomadas foram assuntos da pauta de debates e trocas de experiências. 

CONSULTAS – O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, pediu que as federações solicitem que os associados encaminhem dúvidas, experiências e sugestões para o e-mail presidencia@conampe.org.br.

Estas consultas serão usadas na elaboração de materiais de orientação e nas pautas de reivindicações ao governo federal, governos estaduais e municipais, em todas as regiões do país. 

ESTRATÉGIAS – Em uma das trocas de informações, um dos empresários participantes falou da necessidade de diagnóstico imediato de cada empresa, com tomadas de decisões rápidas, que evitam o fechamento das empresas.

No seu caso, demissões foram fundamentais, uma vez que o endividamento para pagamento de salários poderia acarretar na insolvência futura da empresa, com a necessidade do seu fechamento. 

Para muitas micro e pequenas empresas, em razão das suas atividades, os empréstimos e endividamento não são viáveis, em razão das dificuldades e falta de previsão da retomada das vendas e fechamentos de negócios. 

Nestes casos, o cálculo deve levar em conta o objetivo de perder o menos possível, pensando em sobreviver ao período da crise. 

Para algumas empresas outras soluções podem ser mais eficientes e necessárias. A redução da jornada de trabalho é uma opção. 

A decisão do Supremo de que os sindicatos devem homologar os acordos deve retardar as decisões das empresas. A orientação jurídica adequada passa a ser muito importante. 

CRÉDITO – As micro e pequenas empresas não foram incluídas nas linhas de crédito. Mas justamente no momento da reunião, o Senado aprovou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), por unanimidade, com 78 votos.

O Programa foi criado para ajudar no desenvolvimento e no fortalecimento dos pequenos negócios no país. O projeto faz parte do conjunto de medidas propostas pelo Legislativo para minimizar os impactos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

O texto aprovado foi o substitutivo da senadora Kátia Abreu (PP-TO) ao projeto original, apresentado pelo senador Jorginho Mello (PL-SC) para criar uma linha de crédito mais barata e com menos exigências para as pequenas e microempresas (PL 1.282/2020). 

Leia aqui, texto sobre  este projeto.

INFORMAÇÕES – Outra sugestão, na reunião, foi a de acelerar o processo de respostas às dúvidas dos associados, nos estados e municípios. Um trabalho que deve merecer atenção especial das federações e associações.

O diagnóstico correto das necessidades de cada empresa é fundamental para que as medidas, mesmo que drásticas e profundas, neste momento, sejam garantia para a retomada, ao final da epidemia.

DISRUPTURA – A crise provocada pelo Convid-19 é mundial  e chegou ao país rapidamente. Ha bem pouco tempo, quem poderia imaginar uma crise globalizada com esta intensidade?

O final da crise poderá não representar a retomada à velha rotina. O normal, ao que tudo indica, será novo, fruto de uma grande disruptura mundial. Os negócios terão que ser repensados, recriados, todos terão que reaprender e conviver com novos modelos de negócios.

Um dos exemplos mais citadas foi o de restaurantes. Com o fechamento, muitos deles experimentaram sucesso com o sistema delivery, em grande parte com apoio de aplicativos de renome e atuação nacional.  

A lucratividade, com a redução de custos das estruturas físicas dos restaurantes motivará este novo foco, em muitas destas empresas. 

Perguntas podem ser encaminhadas para presidencia@conampe.org.br
Imprensa: imprensa@conampe.org.br – com algumas informações da Agência Senado