CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

CONAMPE marca presença no 1° SIMBRACS, em Brasília

Diretores da CONAMPE, representantes de 10 estados, participam nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, do 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs). O seminário discute empreendedorismo e competitividade para pequenas e médias empresas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior (MDIC).

A programação acontece no Centro de Convênios Brasil 21, em Brasília, e compõe o Projeto de Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Os participantes apresentam e validam os resultados obtidos na agenda de diálogos e cooperação técnica com a União sobre pequenas e médias empresas.

Na oportunidade, são apresentados os estudos realizados por três especialistas europeus sobre os temas: políticas de estímulo ao empreendedorismo, o princípio “pense nas pequenas primeiro” e estratégia de mercados de capitais para pequenas e médias empresas. Estes estudos fazem um levantamento de boas práticas na União Europeia para estabelecer recomendações para o caso brasileiro.

O vice-presidente da CONAMPE, Valdemar Thomsen, explica que simultaneamente ao simpósio, diversos encontros acontecem durante os dois dias de trabalho. “É o caso da 22a. Reunião Plenária do Fórum permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. É uma ótima oportunidade para o intercâmbio de informações e troca de experiências internacionais”, complementa.