CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

CONAMPE participa do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Economico Local

Foz do Iguaçu é sede do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. A CONAMPE está presente no evento, representada pelo presidente Ercílio Santinoni e lideranças de entidades do Sistema CONAMPE. Mais de 4 mil pessoas participam do evento, cuja abertura aconteceu nesta terça (29) na Itaipu Binacional. A programação segue nesta quarta (30) e finaliza na próxima sexta, dia 1º.

Entre as principais autoridades participantes, estão a vice-secretária-geral da ONU e vice-diretora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebecca Grynspan, o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Alfredo Lazarte, e o diretor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rolf Alter., além de ministros de noves países e autoridades brasileiras como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Um dos principais objetivos do fórum é auxiliar na formulação de políticas públicas e fazer com que a temática proposta passe a fazer parte da pauta do governo e empresas que possam influenciar economicamente os rumos de uma localidade.

Para o presidente Ercílio Santinoni os debates reforçam a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico local. “A micro e pequena empresa e os empreendedores individuais representam grande força em seus pequenos territórios. O desenvolvimento local depende de uma política descentralizada, com participação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada”, afirma.

Santinoni considera as associações de MPEs agentes de desenvolvimento, assim como suas lideranças “atores chave para o desenvolvimento territorial”. A capacitação de lideranças e empresários, além do estímulo ao empreendedorismo como fator educacional, são estratégias compartilhadas nos painéis de debate.

Acompanhe a programação do evento pelo site: http://foromundialadel.org/IIforomundialdel/programacion.php?lang=pt