CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Conampe realiza reunião nacional on-line

Dirigentes de entidades do Sistema Conampe, representando todas as regiões do país, participaram de reunião on-line.

Aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 8 de setembro, uma reunião on-line da diretoria da Conampe. Estiveram presentes diretores e diretoras de entidades do sistema, representando todas as regiões do país. Na pauta, os projetos em andamento, com ênfase para o “Associativismo 4.0 para acesso a mercados” e os processos de inovação dos eventos e atividades, com a transformação de eventos e procedimentos presenciais em digitais.

O EaD Conampe, em fase final de implantação será um instrumento acessível de conhecimento, estudos e qualificação para todos os interessados. As entidades poderão participar dos resultados do EaD, algo muito importante para elas e para o sistema.
Ercílio anunciou o apoio às entidades, que poderão ter o seu site, interligado ao portal da Conampe e aberto a abrigar as novidades, notícias, informações e eventos de cada Fampec e Ampec.

A situação do acesso ao crédito foi debatida. Ercílio falou de pesquisa realizada, que foi rebatida pelo governo.
Na pesquisa, cerca de 80% de micro e pequenas empresas industriais não conseguiram crédito. O governo contestou, apresentando dados diferentes.
Ercílio alertou para a necessidade das entidades representativas, confederação, federações e associações investirem em esforços para orientar os empresários da necessidade de manterem as suas empresas em dia com a contabilidade, o pagamento de impostos e fornecedores, estando assim em condições de pleitear crédito junto aos sistema bancário.

No novo site da Conampe há uma enquete sobre crédito. Neste momento, 21h42 de terça-feira, 40% dos participantes da enquete declarou que não pediu crédito. 40% pediu e não conseguiu e 20% pediu e conseguiu crédito. Todos estão convidados a votar.

Alcides Andrade falou sobre os materiais que estão sendo produzidos, sobre liderança e associativismo. Fez um breve relatório sobre as atividades do programa “Associativismo 4.0 para acesso a mercados”, que atua nos eixos de “Vendas pela Internet (Acesso a mercados)”, “Comércio Internacional (Internacionalização)”, “Atendimento à MEIs e “Desenvolvimento de Líderes”, que evolui agora para a “Escola de Líderes”.

Diretores de entidades e da Conampe, de diversos estados, se manifestaram. Edivaldo Nunes, presidente da Fampec-CE, enalteceu a abertura do presidente Ercílio Santinoni e da Conampe à participação das entidades dos diversos estados.
Ele relatou problemas com pequeno volume de crédito destinado ao Ceará e, na sua visão, ao Nordeste. Avaliou que os bancos utilizaram os recursos para atender clientes que já operavam, com poucas operações novas, abrangendo outras empresas.

Alex Ludwig, de Terezina, comentou a fala do presidente Ercílio Santinoni, que conclamou os dirigentes do Sistema Conampe a unirem forças na renovação das entidades, com a utilização novas tecnologias e novas formas de liderança e associativismo.
Alex reiterou as palavras do presidente, afirmando que de fato a Conampe está em um ano no qual está transformando os desafios e obstáculos em soluções e resultados para as entidades e as empresas associadas.

O presidente da Fempeg, do estado de Goiás, Hélio Almeida, vice-presidente da Conampe, fez uma avaliação positiva dos trabalhos que estão em andamento pela Confederação. Para ele, os processos do programa “Associativismo 4.0” já está rendendo frutos e muito mais está por vir.

Pedro Gilmar Fank, presidente da Ampe Blumenau, elogiou o novo site, que na sua opinião “ficou excelente, leve, intuitivo e fácil de navegar, com muitas informações”.

Outros dirigentes também participaram e opinaram, demonstrando seu engajamento e apoio aos projetos da Conampe.
Receberam como resposta o convite da Conampe para idealizarem atividades e eventos de forma conjunta, ampliando abrangências, participações e audiências.

O presidente Ercílio Santinoni pediu para cada dirigente se empenhar na divulgação dos eventos da Conampe, a cada semana. A meta é, além da divulgação para diretores e associados, a mobilização de pelo menos cinco empresários ou empresárias para participarem de cada um dos eventos. Dessa forma, serão mais inscritos e participantes em todas as atividades da confederação.