CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Convenção de MPE reúne empreendedores do todo país em Vitória

Discutir sobre a competitividade dos pequenos negócios e meios de fortalecer as micro e pequenas empresas no Brasil. Esse foi o objetivo da X Convenção Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, que reuniu cerca de 600 pessoas, nessa quinta-feira (15) e sexta-feira (16), no hotel Sheraton, em Vitória.

O evento, realizado com apoio do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), teve a presença do governador, Renato Casagrande; do vice-governador, Givaldo Vieira; do secretário nacional de Racionalização e Simplificação representando a Secretaria Nacional das Micro e Pequenas Empresas, José Constantino de Bastos Junior; do presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni; do diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, e autoridades, lideranças e convidados de vários municípios do Espírito Santo e de outros estados.

“Queremos ser o Estado do microempreendedor, a capital nacional do pequeno empreendedor, porque temos organização estadual, inovamos sempre na relação com esses empresários e vamos seguir, sempre, acreditando nessa categoria, que nos ajuda a construir um estado menos desigual, com mais oportunidades para todos”, afirmou o governador.

A Convenção discutiu temas que estão ligados ao dia a dia dos empreendedores da micro e pequena empresa, como informações sobre microcrédito, a força do associativismo como elemento de competitividade, as novas possibilidades do e-commerce, a necessidade de melhorar as ferramentas de gestão, além de acesso às informações sobre políticas públicas de tecnologia e inovação disponíveis para os pequenos negócios.

“O evento é uma oportunidade para que os empreendedores saibam um pouco mais das políticas de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas. Nosso governo vem atuando em parceria com o setor, em prol de um crescimento econômico descentralizado, favorecendo todas as regiões do Espírito Santo, em atividades no campo e na cidade, permitindo que o nosso empreendedor tenha oportunidades de crescimento”, disse o vice-governador Givaldo Vieira.

Atualmente, as micro e pequenas empresas representam 98% do total de negócios regularizados no País, incluindo também os empreendedores individuais. No Espírito Santo, o número dos que deixam a informalidade cresce a cada ano. Até o final de maio, foram 183 mil estabelecimentos regularizados, segmento que representa 98% do total dos negócios. O setor tem gerado emprego e renda, o que contribui para a formação de profissionais, para redução da pobreza e também da criminalidade.

De acordo com o presidente da CONAMPE, que organizou o evento, Ercílio Santinoni, muitos empreendedores da micro e pequena empresa se fecham em seus negócios e perdem a oportunidade de aprender e trocar experiências, por isso, tornam-se obsoletos. “As informações correm num ritmo muito veloz e a inovação é um fator fundamental para não ficar para trás”, disse.

O diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, destaca a importância do encontro. “Mais uma vez o Espírito Santo mostra a força dos pequenos negócios. O Estado tem hoje um ambiente favorável ao fortalecimento do empreendedorismo com a diminuição da informalidade e a criação de condições para as empresas crescerem e aumentarem as chances de sobrevivência dos pequenos empreendimentos”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES