CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Crédito para “Salário em Dia” é a mais urgente demandas das empresas

Projeto “Salário em Dia” é a maior demanda dos empresários neste momento em que as empresas estão fechadas ou com o seu faturamento muito reduzido. Grandes empresários do país, reunidos agora há pouco em uma live organizada pela XP Investimentos, falaram desse desafio, da necessidade de mais agilidade do governo e seu apoio direto, especialmente para as micro e pequenas empresas.
O evento reuniu, via ZOOM, grandes líderes e executivos que debateram desafios e medidas relacionadas aos impactos social, produtivo e econômico da pandemia do Covid19 em todo mercado do Brasil.
Participaram Alexandre Birman, CEO da Arezzo; Carlos Jereissati Filho, CEO do Grupo Iguatemi; Rafael Sales, Aliansce, e Sebastião Bomfim, Centauro, com a participação de Rafael Furlanetti, Marco Ribeiro e Fernando Ferreira, da XP.

Mais rapidez e os micro e pequenos – A avaliação dos grande empresários considerou como prioridade recursos para pagamento dos salários, já no começo de abril. Lembraram que o crédito é mais difícil para as micro e pequenas empresas e que, de forma geral, para todas as empresas do mercado, é preciso mais velocidade nas medidas e nos anúncios do governo, neste momento.
O desafio de todas as empresas será manter os empregos, para o que precisam de apoio direto do governo federal.
Outros desafios, segundos as avaliações, já claros e evidentes, terão que passar por negociações, bom sendo, sacrifícios e apoio oficial. Uma longa caminhada, já sabidamente difícil, crítica até, mas que precisa ser encarada com coragem, determinação e, porque não, com esperança.
Reaprender, mudar, transformar, resistir, persistir serão verbos que terão que ser conjugados cada vez mais e durante muito tempo, nas empresas, de todos os portes e em todas as regiões.
A crise é inevitável, mas a criatividade, a garra, o associativismo ao lado do apoio efetivo do governo, poderão representar uma ponte, um caminho acidentado, mas possível para a sobrevivência das empresas e dos brasileiros. 

Micro e pequenas empresas – A Conampe acompanhou a live com atenção. Destaque para a consciência e clareza dos empresários sobre a importância das micro e pequenas empresas e dos empregos no atual contexto da economia do país e da estabilidade social. 
Enquanto as grandes empresas têm linhas de crédito possíveis, muitas micro e pequenas empresas têm dificuldade de acesso ou sofrem com grande demora na aprovação e liberação dos recursos. 
A Conampe está acompanhando diariamente as medidas, nas diversas áreas, reivindicando apoio rápido e abrangente, fundamental para que a micro e pequenas empresas mantenham seus empregados (mais de 50% das carteiras assinadas) e consigam sobreviver a este momento tão dramático, inédito e desconhecido. 

Imprensa Conampe
Diniz Neto
impresa@conampe.org.br