CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Curitiba sedia Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

Acontece nessa segunda-feira, dia 25 de maio de 2015, a XII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, a partir das 8 horas, no Centro de Eventos do Bristol Portal do Iguaçu, em Curitiba, Paraná.

Com o tema “Micro e pequena empresa: A hora é agora!” a convenção nacional busca posicionar o segmento em relação às conquistas das lutas, ao longo de três décadas e, em especial, nos últimos anos, e a necessidade de aplicação de todas as políticas públicas de apoio à microempresa em momento de recuperação da economia brasileira.

A palestra de abertura, com o tema “As Políticas do Governo Federal para as Micro e Pequenas Empresas” será feita por Mauro Sérgio Bogéa Soares, secretário de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Em seguida Silvio Magalhães Barros, secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, falará sobre “As Políticas do Governo Paranaense para as Micro e Pequenas Empresas”. O Paraná é o estado com melhor ambiente para os pequenos negócios, no país, segundo estudos do Sebrae.

 

PROGRAMAÇÃO – Confira aqui a programação completa da XII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa:

Dia 25/05/2015 – Segunda-Feira

08h00 – Inscrições.

09h00 – Composição da Mesa de Autoridades para a Abertura Oficial do Evento e Pronunciamentos das autoridades presentes.

10h00 – Palestra: As Políticas do Governo Federal para as Micro e Pequenas Empresas
Palestrante: Mauro Sérgio Bogéa Soares, secretário de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Economista pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Auditor-fiscal do Tesouro Nacional, formado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Com especialização em Administração Tributária pela Escola de Fazenda Pública da Espanha. Foi Delegado da Receita Federal em Brasília, Coordenador-geral de Estudos Tributários da Secretaria da Receita Federal e Coordenador Técnico do Programa de Modernização das Administrações Fiscais dos Estados e Municípios Brasileiros, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foi Secretário-executivo da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal.

10h50 – Palestra: As Políticas do Governo Paranaense para as Micro e Pequenas Empresas
Palestrante: Silvio Magalhães Barros, secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. Engenheiro Civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental. Trabalhou 25 anos no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos, tendo vivido 15 anos em Manaus (AM), onde trabalhou com o oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau durante os dois anos de sua expedição à Amazônia. Por cinco anos foi membro do Board da Sociedade Mundial de Ecoturismo (www.ecotourism.org). Também foi diretor para a América Latina do WTTC – World Travel and Tourism Council (www.wttc.org). Exerceu diversas funções públicas inclusive de secretário de Estado do Turismo no Amazonas, no Paraná e foi titular da Secretaria Nacional de Turismo do Governo Federal, em Brasília. Por dois mandatos consecutivos (2005 a 2012) Silvio Barros foi prefeito de Maringá (PR), uma cidade com 68 anos, totalmente planejada e com uma população de 400 mil habitantes. Neste período a cidade foi premiada nacionalmente em diversas áreas e reconhecida pela FIRJAN como a melhor gestão fiscal do Paraná e a 12ª do Brasil, dentre 5.560 municípios (www.firjan.org.br/IFGF/). Silvio Barros tem também atuação nacional na defesa do municipalismo, integrando a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e coordenando a participação da FNP na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20. Fundou e foi o primeiro presidente do Centro de Inovação de Maringá (CIM).

11h40 – Palestra: O Associativismo no Desenvolvimento Regional
Palestrante: Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae-PR. Formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Marketing e Desenvolvimento Gerencial e Direção de Empresas, pela PUC-PR. MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais, pela Universidade Positivo. Participou dos cursos Gerenciamento de Empresas Globais, pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos; Programa de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, pela INSEAD, escola de negócios, na França; Programa de Estratégia e Inovação em Negócios, pela Universidade da Pensilvânia, também nos Estados Unidos; e Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Sebrae, pela Università Cattolica Del Sacro Cuore, em Milão, na Itália. É funcionário do Sebrae-PR há 27 anos.

12h20 – Almoço

13h45 – Painel de Debates: O Desenvolvimento Local e as Micro e Pequenas Empresas
Presidente de Mesa: Armando Santos Lira, presidente da MICRO-TIBA, Associação das Micro e Pequenas Empr. de Curitiba e Região.
Palestrantes: Cícero Berto dos Santos, Presidente da FAMPEC-AL, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas. Ardisson Naim Akel, presidente da JUCEPAR, Junta Comercial do Paraná. Mauro Cesar Kalinke, presidente do SESCAP-PR, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná. Edson Pascoal Cardozo, superintendente do Banco do Brasil S.A. no Paraná, Fábio Carnelós, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal no Paraná. Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da FOMENTO PARANÁ, Agência de Fomento do Estado do Paraná. Luiz Carlos Zancanella, diretor geral da Safeweb Segurança da Informação.

Debatedores:
Hélio Rodrigues de Almeida, presidente da FEMPEG, Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás. Antonio Carlos Rodrigues Paim, diretor da FEPEME-RS, Federação das Associações de Pequenas e Microempresas do Rio Grande do Sul.

16h30 – Coffee-break

16h50 – Painel de Debates: O Associativismo como Indutor do Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Presidente de Mesa: Suely Moraes dos Santos, presidente do SIMPI-AM, Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado do Amazonas.

Palestra: Desafios e Perspectivas para Empresas de Micro e Pequeno Porte no Cenário Atual
Palestrante: Jonas Bertão, graduado em Administração em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1986). Especializado em Auditoria e Finanças (IMBRAPE) e Gestão Industrial (UEL). Empresário no ramo de indústria de plásticos e reciclagem (desde 1990). Atualmente é professor na FACNOPARESA – Centro de Estudo Superior de Apucarana S.A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, gestão estratégica, empreendedorismo e plano de negócios.

Palestra: As Políticas Públicas Capixabas para as Micro e Pequenas Empresas
Palestrante: Lúcia Dornellas, diretora presidente da ADERES, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo no Estado do Espírito Santo. Economista pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Gama Filho. Foi deputada estadual (2010 à 2014), secretária executiva do Procon, secretária municipal de Governo de Cariacica, de Serviços e Trânsito. Secretária de Coordenação de Governo e Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Palestra: O Associativismo como Indutor do Desenvolvimento dos Pequenos Negócios
Palestrante: Leonardo Purri Miranda, coordenador da Área de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Nova Lima (MG). Administrador de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerencias (UNA Belo Horizonte–MG). Consultor na área de gestão e projetos de negócios, Diretor Operacional da empresa de assessoria em gestão e projetos de negócios 3W Consultrade e da Mitcom Consultoria e Serviços.

Debatedores: Álvaro Cordoval de Carvalho, presidente da FAMPEP. Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará. Valdir Ribeiro de Souza, presidente da AMPESBA, Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia. Antonio Everton Chaves Júnior, economista da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

18h50 – Palavras Finais e Considerações

19h00 – Encerramento

 

INFORMAÇÕES – Informações para o evento podem ser obtidas nos e-mails santinoni@santinoni.com.br ou imprensa@conampe.org.br
Telefones: (44) 9984-8331 com Silvana ou (44) 9912-0144 com Eliane ou ainda no celular (44) 9917-9680.

 
A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES