CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Enampe: Pequenos negócios serão protagonistas na economia

Na abertura do Enampe, autoridades reafirmaram a importância dos pequenos negócios nos próximos passos da economia.
Patrocinio
Ercílio no enampe
O presidente da conampe, ercílio santinoni, na abertura do xix enampe

A Conampe realizou, ao lado do Sebrae e com apoio da Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Fórum Permanente das Microempresas e Monampe, o XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa. A abertura, o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, falou da importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, nos próximos anos. Com apoio, mais políticas públicas, acesso a crédito e educação empreendedora, o Brasil terá nas micro e pequenas empresas uma base para o desenvolvimento e o equilíbrio social.

O evento, coordenado pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, reuniu lideranças e dirigentes do Sistema Conampe de 21 estados. No auditório do centro de eventos do Radisson Curitiba Hotel o número de pessoas foi reduzido, para cumprir protocolos de segurança necessários em momento de covid-19.

Participaram do evento, na abertura, o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, representando o Governo do Paraná; o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; presidente da Faciap e do Sebrae Paraná, Fernando Moraes; diretor Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta; diretor Administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira; Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Fábio Silva, da SEPEC/Ministério da Economia.

Melles no enampe
Carlos melles, presidente do sebrae nacional, na abertura do xix enampe

Caminho certo – Avaliando o evento, Ercílio Santinoni disse que as informações e dados apresentados pelo Sebrae, representantes da SEPEC/Ministério da Economia, governo do Paraná, governo de Minas Gerais, lideranças do Sistema Conampe, bancos oficiais, especialistas e empresários convidados, demonstraram que o vacinação mais avançada já permite ver e prever melhores dias para as microempresas, MEIs, artesãos e pequenas empresas.

No evento, foram apresentados os avanços, já concretizados, como o Pronampe permanente, o novo portal do Credmei (que desburocratiza e torna muito simples e online o acesso ao crédito), e a serem instituídos, como o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, ampliação e melhorias para os MEIs, dentre outros instrumentos e políticas públicas.

Melles defende a ampliação da educação empreendedora como base de qualificação de milhões de brasileiros, promovendo mais atividade econômica ao lado da inclusão e equilíbrio social. Ele também apresentou números que demonstram vigor e oportunidades para as empresas, nos próximos passos rumo ao momento pós-vacina.

Associativismo 4.0 – A Conampe apresentou no evento resultados do Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, desenvolvido em convênio com o Sebrae. Iniciado no final de2019, o programa, que era presencial, foi transformado em digital, o que exigiu uma grande transformação da entidade.

De abril de 2020 a agosto de 2021, a Conampe realizou 96 eventos online, incluindo a Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, em dezembro de 2020, com mais de 3.000 participantes online. No total, quase foram quase 7 mil inscrições, com um público total de quase 25 mil pessoas.

Um exemplo do avanço da Conampe na Internet é o seu YouTube. Saindo de poucos inscritos, chegou a hoje a 2.310 seguidores, tem 110 vídeos públicos e mais de uma centena prontos para serem publicados.

Um vídeo apresentou números do programa e depoimentos de pessoas atendidas pela Conampe nas áreas da Escola Digital (acesso a mercados e vendas online), associativismo, liderança, crédito, comércio exterior e atendimento a MEIs.

Patrocinio

Assista as palestras do XIX Enampe no YouTube

Dia 19/08 – 19 horas – Abertura – Clique aqui

Dia 20/08 – 9 horas (programação da manhã) – Clique aqui

Dia 20/08 – 13h30 (programação da tarde) – Clique aqui