CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Ercílio Santinoni assume presidência da União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa (Ulapyme)

O brasileiro Ercílio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), foi eleito presidente da União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa (Ulapyme).
César rissete, guillermina inlache, jovane borges e ercílio santinoni.
César rissete, guillermina inlache, jovane borges e ercílio santinoni

Ao final do VII Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa/VII Congreso Latinoamericano de Mipymes, realizado nesse mês de maio de 2023 em Assunção, capital do Paraguai, Ercílio Santinoni, presidente da Conampe, a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas do Brasil, foi eleito, pela segunda vez, presidente da Ulapyme, a União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa/Unión Latinoamericana de Mipymes. A primeira eleição aconteceu no ano de 2018, no V Congresso Latino-Americano, realizado em Curitiba, estado do Paraná.

O VII Congresso, com o tema “As Micro e Pequenas Empresas Impulsionadoras da Economia Latino-Americana”/“Las Mipymes Impulsoras de la Economía en Latinoamérica”, foi realizado em Assunção, na sede do Banco Central do Paraguai, no seu centro de eventos muito bem estruturado, que recebeu delegações do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Peru, além de observadores de outros países.

A delegação brasileira contou com representação da Amic Cascavel, chefiada por seu presidente, Jovane Borges; da Fampepar, Conampe e Sebrae/PR, delegações comandadas por seu presidente, Ercílio Santinoni.

A Amic, sediada em Cascavel, em razão da proximidade com o Paraguai, realiza diversas atividades e eventos em parceria com Asomipymes, La Asociación de Industriales de Micro, Pequeñas y Medianas Empresas “Fuerza Industrial”, entidade presidida por Guillermina Imlach, também presidente da Ulapyme (Unión Latinoamericana de Mipymes/União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa), agora sucedida pelo brasileiro Ercílio Santinoni.

Ministro
Luis Alberto Castiglioni, ministro de indústria e comércio do Paraguai

Ministros – A abertura do evento teve ministros de Estado do Paraguai: Luis Alberto Castiglioni, ministro de Industria y Comercio; Carla Bacigalupo, ministra de Trabajo Empleo y Seguridad Social e Máximo Barreto, vice ministro de Mipymes. Eles participaram ao lado de Guillermina Imlach, presidente da Asomipymes e da Ulapyme, e de Luis Tavella, presidente de la Federación Paraguaya de Mipymes.

Palestrantes – A delegação brasileira teve palestrantes:  a administradora Adriana Cordeiro, coordenadora de Internacionalização e Liderança Feminina da Conampe (Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, em convênio com o Sebrae); César Rissete, diretor Técnico do Sebrae/PR; Luiz Antonio Rolim de Moura, da equipe técnica do Sebrae/PR, e o contabilista, empresário e presidente da Amic, Jovane Borges.

Adriana
Adriana Cordeiro levantou e reuniu o auditório na palestra sobre a Conampe e Liderança Feminina
Palestrantes
Participante do Congresso conversa com brasileiros palestrantes Luiz Antonio Rolim de Moura, César Rissete e Ercílio Santinoni

O VII Congresso foi um grande sucesso, dando continuidade ao debate, a troca de ideias, informações e integração dos representantes dos pequenos negócios de países latino-americanos.

2024 – Com a eleição de Ercílio Santinoni para a presidência da Ulapyme foi decidido que o próximo VIII Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa/Congreso Latinoamericano de Mipymes será realizado em maio na cidade brasileira de Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná nas fronteiras da Argentina e do Paraguai, um dos mais importantes destinos turísticos da América Latina.

Ercílio Santinoni pediu a Guillermina Inlache e demais dirigentes de entidades e lideranças dos países participantes para se unirem ainda mais na mobilização para que o VIII Congresso, em Foz do Iguaçu, seja um marco de avanço nos movimentos de representação e defesa das micro e pequenas empresas latino-americanas.