CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Fampepar e Sebrae/PR lançam o Programa Capacitar, no 53º Erempe

A Fampepar, federação do Sistema Conampe no estado do Paraná, realizou em conjunto com o Sebrae/PR, a AMIC e a Conampe o 53º Erempe - Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa.

A Fampepar, federação do Sistema Conampe no estado do Paraná, em convênio com o Sebrae/PR, lançou o Programa Capacitar destinado à qualificação dos dirigentes das entidades de representação das microempresas, MEIs e pequenas empresas do estado do Paraná. O lançamento aconteceu na sede da Amic Paraná, em Cascavel, durante a realização do 53º Erempe, o Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa, com a presença de presidentes e diretores de entidades, do presidente da Fampepar e do Conselho Diretor do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; do diretor Técnico do Sebrae/PR, César Rissete; do superintendente da Fampepar, Eduardo Knechtel; e do diretor do Instituto IDO – Instituto para o Desenvolvimento das Organizações, Paulo César Ferreira.

Após a apresentação dos objetivos, da metodologia e do cronograma do Capacitar, os presidentes das associações de micro e pequenas empresas (ampecs) do Paraná assinaram os termos de adesão ao programa.

Assinaram os termos, garantindo a participação das suas entidades no Programa Capacitar, o presidente da Amic, Jovane Borges; a presidente da Ampec Litoral, Alice Dalastra Freitag; o presidente da Ampec Morretes, Antônio Gomes dos Santos Filho; o presidente da Ampec Sarandi, Aristides Mossambani; a presidente da Ampec Maringá, Eliane Bento; o presidente da Ampec São José dos Pinhais, Fábio José Fontana; o presidente da Ampec Apucarana, Heitor Cazionato Possani; o presidente da Ampec Paranaguá, Marcelo José Cardozo Dias, e o presidente da Amefoz de Foz do Iguaçu, Natalino Fonseca. O presidente da Ampec Micropar, de Paranavaí, João Paulo Ruvira Toneti, não pode comparecer, mas encaminhou a adesão antecipadamento, incluindo a sua associação no Capacitar.

Cascavel s
Ercílio santinoni e jovane borges assinam o termo de adesão da amic ao programa capacitar – fampepar-sebrae/pr.

Veja mais fotos no Instagram da Fampepar – Clique aqui.

O evento – O evento foi aberto às 9h30, com os pronunciamentos do presidente da Amic Paraná, Jovane Borges, anfitrião do Erempe; do diretor Técnico do Sebrae/PR César Rissete; do diretor geral da SEIC – Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná e Secretário Técnico do FOPEME, Christiano Souto Puppi, e do presidente da Fampepar, Ercílio Santinoni.

O presidente da Fampepar falou da importância do associativismo, as lutas das entidades representativas, o avanço na sua gestão, o seu papel nos fóruns permanentes do Paraná e no nacional, agora sob a coordenação do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (Sempe).

Santinoni destacou o papel fundamental do Sebrae, no apoio e parcerias com as entidades e os pequenos negócios em todo o estado.

A recriação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Seic) foi mencionada como um avanço muito importante para o setor produtivo paranaense, de forma muito especial as microempresas, MEIs e pequenas empresas.

Após a abertura, aconteceu a participação de Guilhermina de Inlache, presidente da Asomipymes – Associação de Indústrias de Micro, Pequenas e Médias Empresas e da Unalapymes – União das Entidades de Micro e Pequenas Empresas da América Latina. Ela apresentou informações sobre a entidade no Paraguai e as políticas públicas no seu país. Afirmou que é necessário intensificar as ações para que outros países latino-americanos avancem no apoio aos pequenos negócios.

Para Guilhermina de Inlache, não pode haver desenvolvimento nos países, sem apoio e participação das micro e pequenas empresas. Ele voltou a lembrar que o problema da microempresa não é ser pequena, é estar só.

Paulo Freitas, consultor Técnico do Sebrae-PR, cedido à coordenação do Fopeme, fez uma apresentação da Estrutura do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná.

Sob uma perspectiva histórica mostrou os estudos e as propostas do Fórum, ao longo dos anos, desde 2008. Ao mesmo tempo, apontou para os avanços na legislação e nas políticas públicas. Mostrou as demandas atuais e o planos de trabalho para 2023.

Paulo Freitar enfatizou a importância do retorno da Secretaria da Indústria Comércio e Serviços, recriada pelo governador Ratinho Junior.

Christiano Souto Puppi, Diretor Geral da Seic, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná e Secretário Técnico do Fopeme fez uma apresentação da Secretaria de Estado e da programação para o ano de 2023.

Puppi antecipou que a Seic, sob o comando do deputado federal Ricardo Barros, atendendo as expectativas de desenvolvimento econômico do governador Ratinho Junior, terá como premissa ouvir as entidades, os setores organizados, os municípios e as empresas do Paraná, para criar e incentivar ambientes cada vez mais favoráveis para os negócios em todo o estado.

O presiente da Fampepar, Ercílio Santinoni, falou sobre o trabalho das entidades do Sistema Conampe na representação dos pequenos negócios, nas instâncias governamentais, especialmente em Brasília e, mais ainda, na interlocução com o novo governo, no Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o ministro Geraldo Alckimin e a sua Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (Sempe), comandada pelo deputado federal Milton Coelho. Relatou que tem sido recebido e ouvido, repassando informações sobre as demandas do Fórum Permanente, os projetos de leis e as políticas públicas necessárias para os pequenos negócios do Brasil, a partir do concenso de mais de 80 entidades representativas de todos os setores econômicos.

Energia Solar – Rafael Cândido da Silva, proprietário da Master Solar – Energia Solar, falou sobre a sua experiência como empreendedor em uma área estratégica e importante para as empresas e o desenvolvimento do país.

A sua empresas forneceu os equipamentos para a sede da Amic Paraná, em Cascavel, sede do Erempe. O prédio recebeu a certificação LEED nível Platinum. No País, são 1.645 empreendimentos certificados LEED. Deste total, 65 são Platinum: 28 no Sul do Brasil, 18 no Paraná, sendo cinco em cidades do interior e, agora, dois na região Oeste do Estado do Paraná. Este é o mais alto nível da certificação, que atesta sustentabilidade em edifícios, no mundo.

Comitês Territoriais – César Reinaldo Rissete, diretor Técnico do Sebrae-PR, fez uma apresentação sobre o Sebrae/PR e das atividades e importância dos Comitês Territoriais para o Desenvolvimento do Ambiente para os Pequenos Negócios. Ficou clara a importância dos dirigentes das entidades participarem das atividades desses comitês.

Caxias do Sul – O presidente da Microempa, Pedro Eloi Steffens, apresentou informações sobre a entidade, sediada na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A maior entidade de microempresas daquele estado tem 3 mil associados e 38 anos de atuação.

São muitos os projetos para beneficiar e prestar serviços para os associados. Está em andamento um programa de qualificação e capacitação da entidade.

Os planos para esse ano são bem definidos e audaciosos, prevendo expansão, inclusive um projeto para uma ampliação da sede.

A entidade participou do 53º Erempe a convite da organização, com o obijetivo da troca de informações e ampliação de parcerias e trabalhos conjuntos, sempre somando forças para representar com qualidade o interesse dos pequenos negócios.

Atividades – No encontro foram apresentadas informações sobre o Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, que a Conampe está realizando em convênio com o Sebrae Nacional. No Paraná, a Fampepar participa do programa, assim como as associações que participaram do 53º Erempe.

Ponto de atendimento – No encerramento do Erempe aconteceu a inauguração de um Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), que funcionária dentro da sede da Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Amic Paraná), resultado de parceria com o Sebrae/PR.

Participaram da inauguração, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; o diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Christiano Puppi; o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein; o presidente da Amic, Jovane Borges; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli; o secretário de Finanças de Cascavel, Gelson Uecker; e a presidente da Asociación de Industriales de Micro, Pequeñas y Medianas Empresas do Paraguai, Guillermina de Imlach.

Final do erempe
Dirigentes de entidades, da fampepar e do sebrae/pr no final do 53º erempe.

Para falar com a Fampepar, escreva para imprensa@conampe.org.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900