CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

FAMPEPAR investe no desenvolvimento das AMPECs paranaenses

A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (FAMPEPAR) deu início nesta segunda e terça (5 e 6 de novembro) as primeiras atividades do programa Capacitar. O trabalho aconteceu na sede do Sebrae-PR, em Curitiba.

Presidentes, diretores e colaboradores de 10 associações de micro e pequenas empresas participaram dos dois dias de treinamento coordenados pelos instrutores Andreas Dohle e Paulo Cesar.

Ao todo 30 pessoas completaram o grupo de treinamento. As entidades representadas foram: Ampec Apucarana, Ampec Campina Grande, Ampec Campo Largo, Ampec Micromar, Ampec Micropar, Ampec Microtiba, Ampec Foz do Iguaçu, Ampec Litoral, Ampec São José dos Pinhais e Amic Oeste.

Na abertura, o presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni, agradeceu o esforço das lideranças presentes e também das entidades que disponibilizaram seus colaboradores a participar. “Estamos empenhados em fortalecer as associações do nosso Estado. O programa Capacitar já foi aplicado em outras localidades e tem ajudado o desenvolvimento de entidades representativas. Meu desejo é que tenhamos o máximo de comprometimento para tirarmos grande proveito desse projeto que estamos implementando”, disse.

De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o programa traz uma oportunidade para as entidades se capacitarem e buscarem sustentabilidade. “Tivemos resultados excelentes no Paraná quando a Faciap [Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná] desenvolveu este trabalho com as associações comerciais. Tenho certeza que assim será com as entidades ligadas a FAMPEPAR”, acrescentou.

O instrutor Andreas Dohle dividiu o grupo em duas equipes – presidentes e diretores, funcionários e colaboradores – durante os dois dias de treinamento. Ambos os grupos reavaliaram o conceito de associativismo e tiveram acesso as experiências de outras entidades representativas que utilizaram o programa Capacitar.

“Este já é um modelo consolidado desde 2005 e basicamente faz um levantamento do grau de desenvolvimento organizacional. Capacita o corpo diretivo da associação, ajuda a fazer pesquisa de mercado e desenvolve um planejamento estratégico e orçamentário para as entidades”, explica Andreas.

Para o presidente da Ampec Foz do Iguaçu, Natalino Fonseca, o programa será essencial para a associação que dirige. “Este trabalho vai nos ajudar a buscar soluções práticas”, disse. Já para o presidente da Amic Oeste, Carlos Augusto Martini, muitas ferramentas do Capacitar já foram aplicadas na associação, “no entanto será essencial a nossa participação para a troca de experiências e aplicação de novas propostas”, acredita.

O que é o Capacitar?

O Capacitar é um programa de excelência em gestão que está implantado nas associações comerciais e agora sistematicamente nas Associações de MPEs do Paraná com o objetivo de estruturar e fortalecer essas entidades para que elas tenham ainda mais representatividade e força em suas regiões.

A metodologia do Capacitar é implantada em etapas e todo o trabalho é coordenado por consultores regionais da Faciap. A primeira fase dos trabalhos consiste no diagnóstico da entidade, identificando potencialidades e dificuldades. A etapa seguinte é a elaboração de planejamento estratégico e financeiro das Ampecs.

Este programa causa um grande impacto na associação, pois o planejamento estratégico e financeiro resultam em um conjunto de instrumentos gerenciais para que essas entidades possam ter maior controle de seus serviços, oferecendo um atendimento ainda mais eficaz para os empresários de suas cidades.

O Capacitar é um programa de referência. Foi eleito em 2007 o melhor programa de cooperação entre entidades empresariais pelo World Chambers Congress. O método do Capacitar já foi implantado em Minas Gerais e em estados da região Nordeste e os resultados são surpreendentes.

O objetivo da FAMPEPAR e do Sebrae-PR com o apoio da Faciap é levar o Capacitar para todas as Ampec do Paraná.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES