CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Fortaleza sedia a XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

Evento será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Praia Centro Hotel, com o tema geral “Perspectivas, Oportunidades e desafios para os pequenos negócios”.

Fortaleza será a capital nacional dos pequenos negócios, nos dias 2 e 3 de dezembro, recebendo dirigentes de entidades, empresários, especialistas e autoridades para a convenção da Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedores Individuais (Conampe). A convenção é realizada anualmente e chega à sua 18ª edição, com expectativa de um público de mais de 250 participantes.

A Convenção desse ano volta a ser realizada no formato presencial, com todas as precauções necessárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Para o ingresso no centro de eventos do Praia Centro Hotel será necessário apresentar o passaporte de vacinação (exigido também para o acesso a bares e restaurantes).

O ano passado, a XVII Convenção foi realizada apenas no formato online, a partir do estúdio do Sebrae/SC, em Florianópolis.

Cenário brasileiro – As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 71% dos 2,5 milhões de empregos gerados no Brasil, entre janeiro e setembro deste ano, segundo levantamento feito pelo Sebrae. Pesquisas do órgão apontam que cerca de 50 milhões de brasileiros veem a possibilidade de empreender nos próximos anos como uma forma de saída da crise.

Para discutir os novos desafios pós pandemia, representantes de microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos e microempreendedores individuais (MEI) de estados de todas as regiões do país e das macrorregiões do Ceará participam da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. 

Convidados – Estão convidados para o evento dirigentes do Sebrae, economistas, empresários, lideranças empresariais.

A abertura da Convenção, no dia 2, às 19h, terá autoridades convidadas e dirigentes do Sistema Conampe.

A palestra do dia 2 será proferida pelo administrador Mauro Leônidas, com o tema “Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas Pós-Pandemia”.

No dia 3, a programação será iniciada às 8h30 (transmissão online a partir das 9h), com uma palestra show comandada por Bianko, com o tema “Profissionais que dão um show”.

Durante a manhã, até o almoço, e à tarde, a partir das 13h30 (transmissão a partir das 14h), especialistas debaterão temas importantes para os pequenos negócios neste momento da economia e da vida nacional. Presenças de Edivan Fonseca de Miranda (Modernização/Secretaria-geral da Presidência da República), Lindolfo Júnior (diretor do Tecpar/PR), Henrique Reichert (economista da equipe SEPEC/Ministério da Economia), Bruno Quick (diretor Técnico do Sebrae Nacional), Fábio Silva (SEPEC/Ministério da Economia), Antonio Everton (econoista da CNC), Maurício Manfré (empresário de comércio exterior), Gustavo Reis Melo (equipe do Sebrae Nacional), Adriana Cordeiro (Conampe) e Eduardo Diogo (diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Naciomal).

Atriz Denise Fraga – A palestra de encerramento promete agitar a convenção. A convidada é a atriz Denise Fraga, com uma carreira de sucesso que tornou ume estrela de fama e respeito nacional. A sua palestra terá o tema “Conexões humanas em tempos digitais”. Com certeza todos vão querer assistir.

A XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa é uma realização da Conampe, com apoio da Fampec-CE, Sebrae, Associativismo 4.0, Monampe, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e patrocínio do Banco do Nordeste e Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

A abertura será no dia 2 de dezembro, às 19 horas. A transmissão ao vivo será iniciada às 19h30. Veja a seguir os links para as inscrições presenciais e online e a programação.

Inscrição gratuita presencial (para acesso ao centro de eventos do Praia Centro Hotel, nos dias 2, 19h; 3, 8h30 e 13h30): https://conteudo.conampe.org.br/xvii-conversao-nacional-da-micro-e-pequena-empresa-presencial

Inscrição gratuita para assistir o evento online (dia 2 – 19h30; dia 3, 9h e 14h): https://conteudo.conampe.org.br/xvii-conversao-nacional-da-micro-e-pequena-empresa-online

Programação da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

Dia 02/12/2021 – Quinta-Feira

19h00 – Abertura Oficial da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

Autoridades convidadas e dirigentes do Sistema Conampe.

20h30 – Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas Pós-Pandemia

Palestrante: Adm. Mauro Leônidas, Mestre em Administração e Professor, vice-presidente da Conampe, Coordenador Privado do Comitê Temático de Formação e Capacitação Empreendedora do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte ligado ao Ministério da Economia, Conselheiro Federal de Administração pelo Pará e Presidente do Conselho das Câmaras Setoriais da Associação Comercial do Pará.

21h30 – Encerramento das apresentações do dia.

Dia 03/12/2021 – Sexta-Feira

08h30 – Palestra: – “PROFISSIONAIS QUE DÃO UM SHOW!”

Palestra Show – Transformando talento pessoal em sucesso profissional, dinâmica e divertida onde a metodologia inclui Mágica, Música e Humor, tudo isto para abordar de maneira lúdica e inovadora, temas variados, como Vendas, Liderança, Qualidade, Motivação, Criatividade  e Trabalho de Equipe.

Palestrante: Bianko – tem formação acadêmica em Mecânica Industrial pela Unicamp e possui longa experiência corporativa em empresas como: IBM, Petrobrás e Rhodia. Há muito tempo trocou sua atividade na indústria pelas palestras e já atua profissionalmente nesta área há mais 20 anos. Profundo conhecedor da comunicação empresarial, utiliza técnicas de comunicação diferenciadas, e dinâmicas interativas, como ferramentas de alto impacto, para motivar equipes e estimular pessoas para o sucesso. Pesquisador do Humor e do “Comportamento Positivo” já esteve por quatro vezes no Programa do Jô, mostrando sua maneira mágica e original de transmitir mensagens e conhecimento.

10h00 – Painel – Modernização e Inovação para o desenvolvimento dos pequenos negócios

Edivan Fonseca de Miranda – Analista de Comércio Exterior, exercendo a função de Coordenador da Política Nacional de Modernização do Estado

​Atualmente exercendo suas funções no Gabinete da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) da Secretaria-Geral da Presidência da República, como Coordenador da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME) e na instituição do Fórum Nacional de Modernização do Estado (FNME)

Lindolfo Luiz Júnior – Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná

Henrique Reichert – Doutor em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência de 5 anos em pesquisa e estruturação de área de inteligência de mercado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador-Geral de Inteligência em Ambiente de Negócios, Competitividade e Produtividade, na Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia.

11h30 – Palestra: A Força do Empreendedor Brasileiro

Palestrante: Bruno Quick – Diretor Técnico do Sebrae Nacional

13h30 – O acesso ao crédito e as micro e pequenas empresas

Fábio Silva – Subsecretário substituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia e Coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia

Allyany Hipólito Leal dos Santos – Gerente Geral – BNB – Banco do Nordeste do Brasil

Antonio Everton Chaves Júnior – Economista da CNC – Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo

15h00 – Painel: Desafios do comércio exterior para os pequenos negócios

Maurício Manfré – advogado, mestre em direito e negócios internacionais pela Universidad Europea del Atlântico, MBA em negócios internacionais pela FGV, especialista em administração de negócios pelo Mackenzie. Autor do livro Manual de Gestão do Comércio Internacional (2009). É diretor executivo da Ultramares Negócios Internacionais, com trinta anos de experiência em negócios internacionais.

Gustavo Reis Melo – Analista na Unidade de Competitividade do SEBRAE Nacional, Graduado em Administração, Pós-graduado em Administração de empresas pela FGV e Desenvolvimento de Cadeias Produtivas pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Adriana Cordeiro – Coordenadora de Acesso à Mercados do Programa Associativismo 4.0 da Conampe

16h00 – Coffee-break

16h40 – Palestra: Perspectivas, Oportunidades e Desafios dos empreendedores pós pandemia

Palestrante: Eduardo Diogo – Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Nacional

17h30 – Palestra de Encerramento: Conexões humanas em tempos digitais

Nesta palestra, Denise Fraga fala sobre algo muito precioso nos tempos digitais: a urgência da presença plena e da convivência, do exercício da escuta e empatia, do tête-à-tête, do movimento em direção ao outro, esse outro único, que nos diz quem realmente somos neste ciclone de desumanização.

Palestrante: Denise Fraga – Uma das mais talentosas atrizes brasileiras, Denise Fraga construiu uma carreira de imenso sucesso na TV, no teatro e no cinema. Além disso, é colunista da revista Crescer. Durante anos assinou uma coluna no jornal Folha de São Paulo e é autora de dois livros: “Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real” e “Travessuras de Mãe”, ambos pela Editora Globo. Denise apresentou um dos quadros de maior sucesso da história do programa Fantástico, da Rede Globo, o “Retrato Falado”, em que ela encenava histórias verídicas enviadas pelos telespectadores. Também participou de várias novelas e séries da emissora, atuou em mais de 20 filmes e é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Seu    talento já rendeu a ela quase 30 prêmios e troféus de melhor atriz (teatro, cinema e TV).