CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Fórum paranaense cria extensão de trabalho nos municípios

Referencia nacional e muito mais atuante, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte amplia a sua atuação em todo o Estado do Paraná. O trabalho revela mais uma ação de implementação da Lei Geral (Lei Complementar 123/06) que prevê a institucionalização de fóruns nos municípios.

No Paraná, serão criadas 18 estruturas regionais para a geração de espaços para o debate de questões ligadas ao segmento das micro e pequenas empresas. “A constituição dos fóruns regionais, ou seja, nos municípios, abre a oportunidade dos empresários debaterem políticas públicas para a promoção de ambientes favoráveis para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, explica o diretor-técnico do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, Ercílio Santinoni.

O processo de regionalização faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), explica Santinoni, que também é o diretor geral da Secretaria de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná e presidente da CONAMPE e do (Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MONAMPE). “Teremos canais institucionais de interlocução com representantes locais, o que vai enriquecer muito mais o trabalho nas esfera estadual e nacional”, complementa.

Na última quarta (30), lideranças de entidades representativas do segmento participaram da Décima Primeiro Reunião Ordinária do Fórum Permanente que ocorreu na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. O Secretário Geral da CONAMPE e do MONAMPE, Pedro Gilson Rigo, que é presidente da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes); e o vice-presidente de Assuntos Internacionais da CONAMPE, Valdemar Thomsen, foram palestrantes no encontro.

Sobre o Fórum paranaense
O Fórum é a instância governamental competente para cuidar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e empreendedores. O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, preside o Fórum paranaense, formado por 30 representantes dos poderes públicos estadual e federal, do Sebrae e por entidades de representação empresarial.