CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Fórum Permanente realiza 14° Ordinária sob processo de modernização

Nesta quarta e quinta (11 e 12/04) o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza a 14a. Reunião Ordinária. Participam da programação, lideranças representativas do segmento e autoridades.

O comitê temático (CT) Comércio Exterior abriu os trabalhos do primeiro dia com informes gerais, cuja abertura foi feita pelo diretor do departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Secretaria de Comércio e de Serviços (SCS) do MDIC, Sérgio Nunes de Souza. O fórum apresenta um amplo trabalho de planejamento estratégico com relação às ações.

“Trata-se de um processo de modernização que o fórum vem passando. Fizemos uma ampla conversação e isso resultou na criação de um regimento interno que deverá ser assinado por meio de uma portaria do MDIC.”, explica Nunes.

O Fórum também passa por uma renovação dos consultores de comitês e, em maio, haverá eleição para os coordenadores pela iniciativa privada.

Comércio Exterior

O Comitê conta com o vice-presidente da CONAMPE, Valdemar Thomsen, como coordenador pela iniciativa privada. A memória da 13a. Reunião Ordinária foi aprovada e em seguida o representante da SECEX/MDIC, Rodrigo Cota, convidado pelo CT, falou sobre os encaminhamentos das ações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) que estão relacionadas com os pleitos do Comex. Rodrigo, a partir da próxima reunião, assume como coordenador pelo Governo. Outras ações em andamento foram debatidas pelas lideranças.

Compras Governamentais

Na sequencia, o CT Compras Governamentais apresentou e aprovou a memória da última reunião. Maurício Zanin (Sebrae) foi o convidado para falar sobre o curso de Capacitação, uma das ações do CT. Alimentação Escolar como oportunidade de mercado; parceria entre MDIC, Correios e Ministério das Comunicações foram temas de apresentações e discussão. O CT pretende realizar uma pesquisa para identificar gargalos em Compras Governamentais e também deve criar um Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração de um modelo de Projeto de Lei para os municípios, estados e Distrito Federal.

Investimento e Financiamento

Além de aprovar a memória da reunião anterior, o CT apresentou como proposta estratégica o Cartão BNDS para as MPE. Ricardo Albano foi o palestrante e falou sobre a realidade de mercado e os novos números alcançados. Ao todo há 524 mil compradores MPMs que movimenta R$ 26,4 bilhões no ano. 98% dos cartões emitidos são de MPE e realizam 91% das compras.

O Cartão BNDS já trabalha a inclusão de novos parceiros – emissores, adquirentes e bandeiras. Avalia a criação de modelo alternativo para inclusão de bancos que atualmente não emitem cartões – bancos de desenvolvimento e cooperativos. Cada coordenador dos grupos de trabalhos do CT apresentou o andamento de suas ações.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES