CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Fóruns municipais das MPEs no Paraná iniciam suas atividades

Governo do Paraná e empresários de Maringá e cidades vizinhas (PR) realizaram a 1a. Reunião do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Microrregião da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense). O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Mais de 50 representantes de entidades empresariais participaram do evento. O presidente da CONAMPE e secretário em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná (SEIM), Ercílio Santinoni, coordenou o encontro.

De acordo com Santinoni, o governo do Paraná abre diálogo com os empresários e entidades empresariais por meio dos fóruns regionais/municipais no intuito de gerar soluções e desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios. “Os fóruns regionais são imprescindíveis para fomentar o fórum estadual de informações e consequentemente gera demandas para uma representação eficaz no fórum nacional do segmento, em Brasília”, explica o secretário.

O presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar), Jonas Bertão, defende a participação efetiva das entidades uma vez que o fórum, nos municípios, está mais próximo dos empresários. “Nós levamos para Brasília os anseios e projetos apresentados aqui nesta sala. Boas ideias podem ser aplicadas em todo o país e também podemos defender os interesses do segmento com mais embasamento”, compartilha.

A diretora regional do SESCAP-PR em Maringá, Miriam da Silva Braz, explica que a entidade é uma das participantes do fórum estadual e também tem participação ativa na região da Amusep. “Nós representamos os interesses dos empresários de serviços da região no fórum e, consequentemente, temos muito a contribuir com o trabalho. Grande parte das empresas de serviços integram o segmento das MPEs e por sua vez são assessores e consultores das microempresas”, diz.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil) Orlando Chiqueto Rodrigues e o vice-presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec Micromar), Claudemir Matiusso, conhecem o funcionamento do Fórum Permanente em Brasília e acompanham os primeiros trabalhos realizados no noroeste do Paraná.

Coordenação

O Fórum da Região da Amusep já escolheu o seu coordenador por parte da iniciativa privada. O empresário, Jean Flávio Zanchetti, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Estado Paraná (CACINOR) teve três indicações para o cargo e aceitou o desafio. “O Jean é um líder experimentado. Acredito que realizará um ótimo trabalho de coordenação pelas entidades empresariais representadas no fórum”, indica Miriam Braz.

As regiões de Apucarana e Londrina também iniciaram suas atividades. Até o dia 25 de outubro as regiões de Pitanga, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Cascavel e Francisco Beltrão iniciaram efetivamente suas atividades com a escolha dos coordenadores e abertura de agenda dos encontros.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES