CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Inovações, parcerias e políticas públicas de apoio aos pequenos negócios são tema de webinar, nessa quinta-feira, 22, às 19h

Inclusão digital, loja online, portais e vendas, parcerias para que os pequenos negócios tenham acesso a mercados e vendam pela Internet. As inscrições para esse webinar são gratuitas. Esperamos você!

As inscrições para esse evento online são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui

Inovações, parcerias e políticas públicas de apoio aos pequenos negócios estarão em apresentação e debate no evento online da Conampe, nessa quinta-feira, 22 de julho, às 19 horas. Serão apresentadas ideias transformadoras e parcerias práticas de inclusão digital e acesso a mercados desenvolvidas pela Conampe, algumas delas em cooperação com o Sebrae/ES e com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Como podemos auxiliar artesãos, MEIs, micro e pequenas empresas a aumentarem as suas vendas? Para isso, um dos caminhos é permitir o seu acesso à Internet e possibilitar a sua localização e vendas online.

Como tornar esse acesso realidade?
Como ter uma loja digital, sem custo e com suporte gratuito?
Como ser localizado na Internet?
Como aprender os princípios do marketing digital para vender online?
Como ter acesso às informações sobre a gestão da sua empresa?

As perguntas são muitas e serão respondidas pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni; pelo diretor Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e pela convidada especial do webinar, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, que vem realizando uma gestão transformadora à frente da Setur-DF.

ERCÍLIO SANTINONI, presidente da Conampe, tem 40 anos no movimento nacional de organização, representação e defesa dos pequenos negócios. É empresário, graduado em Ciências Contábeis pela UFPR. É Conselheiro do Sebrae Nacional e coordenador temático do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da SEMPE/Ministério da Economia. Recebeu o título de Cidadão Benemérito dos Estados do Paraná e Espírito Santo.
Em quatro décadas, participou de todas as discussões para aprovação de legislações específica para criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento do segmento desde os anos 1980.
Em 2006, comandou a secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, no estado do Paraná.
Em 2017 assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Paraná.

PEDRO RIGO é administrador e empresário de microempresa, diretor superintendente do Sebrae/ES.
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Cariacica e diretor da Companhia de Desenvolvimento do município.
No governo do Estado do Espírito Santo foi diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), gestor e coordenador do processo de elaboração e aprovação da lei estadual de incentivo às micro e pequenas empresas (LC 618/2012).
Presidiu o Fórum Capixaba das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte  e Microempreendedores Individuais (Focampe), e o Comitê Gestor Estadual da Redesim – Cogesim.

O mês de julho foi eleito, no Sebrae/ES, o mês das Vendas e Varejo, com informações e orientação sobre a plataforma de vendas online Lojampe, com talk shows, mentorias, cursos online, e-books e planilhas.
Todos os esforços estão sendo feitos para que mais empreendedores e empresários dos pequenos negócios tenham uma inclusão digital imediata, na prática, e obtenhem, gratuitamente, a sua loja digital para realizarem vendas online.
Alem da loja digital, é oferecida a Escola de Marketing Digital, onde os empresários das microempresas, MEIs e pequenas empresas podem aprender mais sobre os segredos dos negócios virtuais.

VANESSA MENDONÇA, secretária de Turismo do Distrito Federal, é economista e publicitária, com pós-graduação em Marketing e mestrado em Gestão Empresarial. Vanessa Chaves De Mendonça, nasceu em Goiânia e veio para Brasília em 1996.
Antes de assumir o cargo de secretária em janeiro de 2019, foi diretora de marketing do Ministério do Turismo e presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda do DF. Atuou durante oito anos no Jornal Gazeta Mercantil e no Grupo de Comunicação Publicis.
Participa ativamente nas discussões com a sociedade civil e órgãos governamentais em que defende uma Política Pública de fortalecimento e valorização do turismo do Distrito Federal como importante ferramenta para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento econômico de Brasília e região.

Entre as iniciativas já realizadas e em andamento para benefício da população do Distrito Federal e entorno, registramos:

  1. Promoveu a ressignificação do Turismo Cívico e sua ampliação pelo viés Pedagógico, ampliando a participação de alunos e professores de escolas públicas e privadas nos eventos cívicos oficiais (ex.: Solenidade da Troca da Bandeira) e envolvendo a economia criativa local;
  2. Aumentou a visibilidade do segmento do Turismo Rural, incluindo na oferta de produtos turísticos projetos como Viva Lago Oeste (Sobradinho II), Rota do Cavalo (Sobradinho), Circuito Rajadinha (Planaltina), Rota do Morango e da Goiaba (Brazlândia) e Ruraltur (DF e entorno);
  3. Ampliou o acesso ao mercado do segmento do artesanato em feiras nacionais, regionais e locais e a criação de novos espaços mercadológicos permanentes como lojas em shoppings, rotas comerciais e plataformas digitais;
  4. Contribuiu para a estruturação do turismo de aventura em Brasília, com o incentivo aos projetos de Trilhas de Longo Curso ao longo de 400km no Distrito Federal;
  5. Realizou inúmeros termos de fomento que permitiram aos players do turismo criativo desenvolverem projetos nas áreas de artesanato, cinema, design, gastronomia e música, injetando recursos na economia criativa local;
  6. Incrementou o turismo de eventos e negócios na cidade contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva imediatamente impactada nas ações como receptivos, hotéis, bares e restaurantes;
  7. Conquistou pela interlocução com o Ministério do Turismo e brb a ativação do Fungetur, pela primeira vez na História de Brasília. O que representa para o setor de Turismo do crédito de R$ 521 milhões de reais.
  8. Criou o Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo. Para reconhecer e valorizar profissionais, iniciativas e personalidades que tenham atuado de forma proativa em benefício do desenvolvimento do turismo do Distrito Federal nos últimos 24 meses.

Participe desse evento. Faça agora mesmo a sua inscrição gratuita e saiba mais sobre apoio aos artesãos, MEIs, micro e pequenas empresas, na prática! Clique aqui!

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
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