CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Maceió sediou o XII Simpósio Nacional e o XI Encontro Alagoano das MPEs

Eventos em Maceió foram um sucesso de público e de qualidade das palestras, painéis e debates.

O XII Simpósio Nacional da Micro e Pequena Empresa e o XI Encontro Alagoano das Micro e Pequenas Empresas foram realizados no dia 20 de outubro, no auditório da OAB Alagoas. Os eventos foram organizados pelo Sistema Ampec/Fampec Alagoas e a Conampe, com apoio do Sebrae.

Os eventos contaram com um público de mais de 250 pessoas, empreendedores associados a entidades que representam os pequenos negócios de Alagoas e empresários líderes e dirigentes de entidades do Sistema Conampe representando 20 estados, de todas as regiões do país.

A programação foi transmitida ao vivo, no canal Conampe do YouTube.

Assista aqui todas atividades e palestras dos eventos do Sistema Conampe, em Maceió, realizados no dia 20 de outubro das 14h às 19h.

Cícero Berto
Cícero Berto

O presidente do Sistema Ampec/Fampec Alagoas, Cícero Berto, fez a saudação inicial. Falou da alegria da volta dos eventos no estado, marcando um mobilização pelos pequenos negócios, com a fundação de várias associações (Ampecs), em municípios alagoanos.

Henrique Reichert
Henrique Reichert

Henrique Reichert, subsecretário substituto da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato – SEMPE, da Secretaria da Inovação e Micro e Pequenas Empresas – SIMPE, do Ministério da Economia, falou da responsabilidade do debate para construção de políticas públicas apropriadas à realidade das microempresas, MEIs e pequenas empresas.

Carlos Eduardo Pinto
Carlos Eduardo Pinto

Carlos Eduardo Pinto, gerente adjunto da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, ressaltou a importância da reinvenção para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Rosiclér Dedekind
Rosiclér Dedekind

Rosicler Dedekind, presidente da Fampesc, falou representando as lideranças femininas presentes aos eventos. Destacou a crescente participação da mulher no empreendedorismo brasileiro e a responsabilidade das entidades de apoiarem, incentivarem e promoverem mais qualificação e acolhimento às empreendedoras.

Deputado federal Paulão
Deputado federal Paulão

O deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão, reeleito para o seu quarta mandato, reforçou o compromisso que tem com as microempresas, MEIs e pequenas empresas, desde a sua primeira eleição.
Confirmou que continuará representando os pequenos negócios, na Câmara dos Deputados.

Ercílio Santinoni
Ercílio Santinoni, presidente da Conampe

Ercílio Santinoni, presidente da Conampe, fez o discurso de abertura, falando de reinvenção e da importância da constante inovação, em especial no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. O discurso está disponível em texto aqui no site e no vídeo, publicado no YouTube e compartilhado aqui no site.

Diretoria da Fampec Alagoas
Diretoria da Fampec Alagoas

Logo após a abertura dos eventos, Ercílio Santinoni deu posse à diretoria da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Alagoas, a Fampec Alagoas, presidida por Cícero Berto.

Diretoria da Ampec Maceió
Diretoria da Ampec Maceió

A seguir, Cícero Berto empossou a diretoria da Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Maceió.

Adriana Cordeiro
Adriana Cordeiro

A administradora e empreendedora Adriana Cordeiro, da equipe de coordenação da Conampe, apresentou o Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados. A nova etapa terá a participação de entidades do Sistema Conampe que atuam em 15 estados brasileiros.

O programa atuará nas áreas de Associativismo, Empreendedorismo, Acesso a Mercados, Internacionalização e Empreendedorismo Feminino.

Jairo de Paula
Jairo de Paula

Jairo de Paula, escritor, professor, psicanalista e palestrante, fez a palestra “Segurando a Barra das Emoções”, apresentando dicas para comportamento e atitudes para empreendedores.

Carlos Eduardo Pinto
Carlos Eduardo Pinto

Carlos Eduardo Pinto, gerente adjunto da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, fez uma apresentação de números, projetos e atividades voltadas a ampliar a eficiência das gestões dos pequenos negócios e a sua competitividade. A apresentação está disponível, na íntegra, no vídeo que compartilhamos aqui e está, também, no canal Conampe do YouTube.

Henrique Reichert
Henrique Reichert

O economista Henrique Reichert, do Ministério da Economia, um dos responsáveis pela coordenação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que reúne mais de 80 entidades representativas em debate e diálogo sobre políticas públicas para os pequenos negócios, fez uma palestra sobre os avanços dessa interlocução, nos últimos anos.

Uma das conquistas foi a ampliação do acesso ao crédito, de forma especial com o Pronampe Permanente e outras linhas e flexibilizações.

Edivan Fonseca de Miranda
Edivan Fonseca de Miranda

Edivan Fonseca de Miranda, analista de Comércio Exterior, exercendo a função de Assessor no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), fez uma palestra voltada para números e informações do marketing digital.

Thayná Brito Rodrigues Carlos
Thayná Brito Rodrigues Carlos

Thayná Brito Rodrigues Carlos, analista técnica do Sebrae Alagoas, atualmente exercendo a função de Analista de Negócios, com foco em Relacionamento Empresarial, fez uma aplaudida apresentação sobre WhatsApp Business e marketing digital. Palestra disponível, na íntegra, no vídeo.

Cícero Berto
Cícero Berto

Cícerto Berto, anfritrião local do evento, finalizou a programação com a palestra “Gratidão e a Alegria de Ser Feliz”. Contabilista, bacharel em direito, consultor, escritor (com dois livros publicados – “Os Desafios das Micro e Pequenas Empresas, uma lição de persistência e determinação” e “Sucesso Não Cai do Céu”), é um palestrante muito requisitado.

Foi muito aplaudido, desde a sua entrada e durante a palestra, quando interagiu com o público e passou a sua mensagem sobre a importância da gratidão para o encontro da felicidade.

Equipe da Conampe
Equipe da Conampe com líderes e dirigentes de entidades do sistema, de todas as regiões do Brasil

O encerramento da programação foi feito pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, ao lado de Cícero Berto. A equipe da Conampe, com dirigentes de entidades de estados brasileiros, fez a tradicional foto de encerramento dos eventos.

Acompanhe a Conampe nas redes sociais:
Instagram
Facebook

Fale com a Conampe:
imprensa@conampe.org.br

WhatsApp (61) 99926-1900