CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Micro e pequenas empresas são essenciais na retomada da economia

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, foi o convidado especial para o Conampe Debate desta quinta-feira, 18 de junho. O webinar foi realizado no Zoom e retransmitido no YouTube. Melles falou das inovações do Sebrae, da abertura do governo federal ao Sebrae, Conampe e entidades de apoio e representação das micro e pequenas empresas, da compreensão da importância que as micro e pequenas empresas terão na retomada da economia.

Carlos Melles falou das mudanças em relação ao crédito, puxadas pela abertura e os debates no Ministério da Economia, com ação inédita do Senado e da Câmara dos Deputados. Para ele, ainda há muito avançar, mas alguns passos recentes sinalizam para mudanças históricas que poderão fazer o crédito chegar aos pequenos. 

Outra grande mudança são as novas ferramentas e plataformas digitais, parcerias em marketing place e tecnologias digitais essenciais para acesso a mercados e recriação de modelos de negócios. O presidente afirmou que o Sebrae se preparou e está investindo em novas parcerias, com o Facebook, o WhatsApp, Instagram, que ajudarão muito as micro e pequenas empresas.

Vale lembrar o programa “Associativismo 4.0 para acesso a mercados”, em desenvolvimento pela Conampe por meio de convênio com o Sebrae. Neste programa, foi firmada uma parceria com a plataforma de vendas pela Internet “Marrte”, na qual todas as micro e pequenas empresas que desejarem poderão ter uma página para expor seus produtos ou serviços e até fazer vendas on-line.

Debatedores – O Conampe Debate com Carlos Melles contou com os debatedores convidados Gilson Aguiar, jornalista, historiador, mestre em história e sociedade.
Âncora da CBN Maringá, comentarista das rádios CBN no Paraná. Professor de graduação e pós-graduação em comunicação, direito e educação. Especialista MBA em Coaching, Mentorin e Gestão de Pessoas; e Edivan Miranda, mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Gestão Pública (UnB), graduado em Administração (UFRJ) e Direito (UNISUL). Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior, atualmente é Coordenador-Geral de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia.
Ao lado de Gilson e Edivan, debatera o vice-presidente da Conampe, o engenheiro Hélio Rodrigues de Almeida, e Ercílio Santinoni, presidente da Conampe.
A moderação do evento foi do jornalista Diniz Neto, da equipe da Conampe.

Palavras de confiança – Gilson Aguiar encerrou o evento falando da importância da educação e da mudança de valores em relação à micro e pequena empresa. O que hoje acontece por necessidade de sobrevivência precisa passar a acontecer por sonho. O empreendedorismo é um caminho fundamental para o desenvolvimento.
Edivan Miranda ressaltou o trabalho do governo, a abertura dada no Ministério da Economia e em outros ministérios para apoiar os pequenos negócios.
Hélio Rodrigues de Almeida falou da necessidade de novas tecnologias, novos horizontes digitais, novos modelos de negócios e crédito, recursos para os pequenos, algo que ainda precisa ser ampliado.

Ercílio Santinoni agradeceu a Carlos Melles e aos debatedores. Avaliou que o evento ultrapassou os objetivos, com riqueza de informações. Lamentou que o debate tivesse que ter um limite de uma hora e meia, pois o assunto micro, pequena empresa e retomada da economia é, sem dúvida muito amplo e de grande interesse de milhões de empreendedores, colaboradores e parceiros, presentes em todos os municípios do país.
Ercílio destacou a dedicação de Melles a frente do Sebrae, com um trabalho diário de 10 a 12 horas, ouvindo  empresários, técnicos, governo, parlamentares, lideranças empresariais, reunindo informações e buscando apoio e avanços para o segmento.
Santinoni finalizou pedindo aos empresários e empreendedores “que tenham fé”. Segundo ele, “nunca, nos quase 40 anos de luta pela micro e pequena empresa, o que se tornou parte da minha vida, nunca tivemos tanto espaço dentro do governo, dentro do Sebrae, para expor os problemas, discutir, estudar juntos, saídas, soluções”. Ele elogiou toda a equipe do Sebrae, as equipes lideradas por Carlos da Costa, Antonia Tallarida, no Ministério da Economia, pessoas que tê
m ouvido as lideranças da micro e pequena empresa.
“Além de termos as portas abertas para buscarmos as soluções, não podemos esquecer que no país diminuiu o número de empresas. Mas há um exemplo, no Paraná. De janeiro a maio, em 2019, foram criadas cerca de 76.537 empresas. Este ano, foram abertas 78.046, ou seja, cresceu 2% o número de novas empresas. Portanto, se em alguns estados a situação é mais difícil, porém o Paraná mostra que é possível crescer mesmo em um período tão difícil. “Não vamos jogar a toalha, vamos todos procurar informações, os bancos estão ouvindo mais a gente, o governo está garantindo praticamente o crédito, o Sebrae através do FAMPE também está garantindo. Vamos continuar, pessoal, vamos lutar, vamos prosseguir”.

O presidente da Conampe também convidou a todos para o próximo evento semanal, todas as quintas-feiras, às 19 horas.

O Conampe Debate com Carlos Melles está disponível no YouTube. Acesse aqui.

 

Conampe: imprensa@conampe.org.br
Diniz Neto – WhatsApp (44) 99122 8715

 

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES