CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

“Novo presente” é o tema da série #FazSentido, nessa quinta, às 19h

Como é o "Novo Presente" que está chegando? Quais são os novos desafios? Como são as novas oportunidades? O que fazer para ter sucesso? Hoje, 9 de setembro, 19 horas, canal Conampe do YouTube.

Em 2020 o mundo foi surpreendido com uma pandemia de reflexos enormes na vida das pessoas, comunidades e cidades, com fortes impactos econômicos e sociais. No mundo pós-vacina a busca é por um “novo presente”. Quais as lições dessa pandemia? Estamos preparados para os novos desafios? Saberemos identificar e aproveitar as novas oportunidades? Quais os nossos novos caminhos?

Nessa quinta-feira, dia 9, às 19 horas, em mais uma transmissão em tempo real no canal Conampe do YouTube, acontecerá mais uma live da campanha #FazSentido promovida pela CONAMPE. O escritor Ricardo Neves e convidados conversarão sobre o tema “Novo Presente”.

Esta será a quarta live da campanha idealizada para motivar e engajar pessoas que estão à frente de pequenos e micro negócios e que pertencem ao segmento etário acima dos 40 anos. É a chamada “turma dos enta”, que vai dos quarenta aos oitenta e que segue firme, nunca considerando aposentar ou parar de inventar projetos e negócios. Essa turma gera consideravelmente mais empregos e fatura mais do que os mais jovens, porém sofreu mais o impacto negativo da pandemia, principalmente pela sua condição de maior risco.

#FazSentido teve início com a live de ARRANQUE no dia 29 de julho, quando foi apresentado o time da CONAMPE envolvido com essa iniciativa e como as ações seriam teriam lugar através de redes sociais e lives quinzenais nos meses de agosto e setembro.

Em agosto, no dia 12, foi a vez da live intitulada “60 SÃO OS NOVOS 40”, quando a equipe CONAMPE tendo como MC Ricardo Neves, trouxe convidadas seniores para conversar sobre como as transformações demográficas acontecidas no Brasil e no mundo deram lugar a uma nova perspectiva de longevidade, na qual as pessoas começam a perceber que a vida depois dos “enta” não é mais velhice e ócio, mas um segundo tempo da jornada de vida ativa e produtiva, sobretudo para aqueles que são empreendedores. É nesse contexto que se revela um Brasil que não é mais um país de jovens. Afinal mais de 49% da população está acima dos 40 e 19% têm mais de 60 anos de idade. É assim também que vai sendo descoberta uma realidade positiva trazida pelo avanço acelerado da expectativa de vida ao nascer que faz com que quem nasceu depois da década de sessenta tenha ganhado um bônus de longevidade de mais de duas décadas.
No dia 27 de agosto, a campanha #FazSentido teve como tema “PROPÓSITO”. Nessa ocasião Ricardo Neves, equipe CONAMPE e convidados conversaram sobre a nova perspectiva de realização que move os empreendedores. O espírito empreendedor e os negócios de forma geral foram sempre guiados pela busca do lucro e criação de valor econômico com pouca ênfase em questões sociais, ambientais e muitas vezes negligenciando até mesmo valores éticos. Agora os novos desafios globais trazidos pela cegueira na busca do lucro estão colocados de forma incontornável. É assim que se encaixam as questões inadiáveis como a questão climática, a poluição de rios, oceanos, de terras e do ar, a crescente e crônica desigualdade e injustiça social e a falta de transparência e impactos negativos colocados pela atividade econômica. Nesse novo contexto do mundo pós-pandêmico não será possível falar em voltar ao normal, mas os empreendedores e empreendedoras devem encarar de frente sua responsabilidade social, ambiental e ética na condução de seus negócios. É por isso que a palavra PROPÓSITO veio desde meados da década passada sinalizar o advento de uma nova mentalidade para as pessoas envolvidas com a atividade empresarial e empreendedora.
Nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, o nosso tema será “NOVO PRESENTE”. Tivemos uma grande discussão, internamente como organizadores da campanha, no sentido de evitar falar meramente em novo normal como o mundo pós-vacina. Isso porque é fundamental olhar com espírito de gratidão os esforços que a humanidade investiu no enfrentamento da pandemia. Em menos de um ano foram desenvolvidas mais de uma dezena de opções de vacinas altamente eficazes, um esquema incrivelmente gigantesco de distribuição global de vacinas vem sendo administrada para proteger bilhões de pessoas, novos remédios na forma de coquetéis antivirais de choque estão a pique de chegar ao mercado para aliviar o impacto daqueles que forem ainda contagiados. E assim é importante valorizar os esforções coletivos e colaborativos que estão nos garantido um NOVO PRESENTE.
Nesta perspectiva, nossa live irá discutir como os empreendedores seniores deverão encarar a NOVA LONGEVIDADE igualmente como um presente, um tempo a mais de realização no qual o grande desafio na medida em que envelhecemos será manter a capacidade de APRENDER AO LONGO DE TODA VIDA. E particularmente os empreendedores seniores devem identificar como seu desafio específico a necessidade de acertar o passo como NOVO MUNDO DIGITAL.
E assim nesse live que tematizará o NOVO PRESENTE dedicaremos a conversar sobre a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL como um desafio que pode ser encarado com confiança e prazer de aprender. Desta forma a programação contemplará os desenvolvimentos que estão acontecendo dentro da iniciativa da CONAMPE intitulada ESCOLA DE MARKETING DIGITAL na qual se destacam um público predominantemente acima dos 50 e que está encarando sem medo e com muita garra e até mesmo prazer a requalificação para trabalhar com plataformas e ferramentas digitais que estão transformando nossa vida neste planeta que temos que cuidar melhor e colaborativamente.

Participe e confira como a Conampe se preparou para estar ao lado dos empreendedores e das suas empresas, nesse NOVO PRESENTE.

FazSentido? Claro que faz. Vem com a gente!
Quinta, dia 6, 19 horas. Incrições gratuitas – clique aqui!

Informações e dúvidas, escreva para imprensa@conampe.org.br

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES