CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Paraná se destaca no estímulo ao ambiente para as micro e pequenas empresas

Mais de 200 representantes de comitês municipais, territoriais e estadual, além de empresários e representantes do poder público, participaram, nessa quarta-feira (20), na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, do II Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná. Promovido pelo Sebrae/PR, Governo do Paraná e pelo Fopeme (Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte do Paraná), evento que apresentou resultados, compartilhou boas práticas e analisou as ações referentes ao desenvolvimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Paraná.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o evento teve como objetivo fortalecer a cooperação em torno de um trabalho que impacta positivamente a economia paranaense.
“Hoje temos um movimento integrado que conta com diversas parcerias entre o poder público, iniciativa privada, universidades e a sociedade para a realização de ações efetivas que promovem o desenvolvimento dos municípios com geração de empregos e de renda. Queremos continuar com esse trabalho eficiente para avançar em favor do desenvolvimento estadual”, avaliou.

Único estado – Desde a aprovação da Lei Geral, o Paraná é o único estado do Brasil que possui, sem qualquer interrupção, um fórum estadual das microempresas e empresas de pequena porte, o Fopeme, com a participação de 30 entidades do poder público e privado. Além disso, mais de mil profissionais atuam em 120 comitês municipais e 19 comitês territoriais, visando desenvolver as regiões do Estado de acordo com suas particularidades e necessidades.
O movimento colocou o Paraná em destaque nacional em relação à habilitação de 392 municípios paranaenses integrados à Redesim, para simplificação de registro empresarial, estímulo às compras públicas, por meio do portal Compras Paraná, e ações que estimulam o empreendedorismo.
A iniciativa ganhou força, especialmente, após a publicação, em 2017, da Carta Paraná, um documento que identificou as principais ações de melhoria para o ambiente de negócios. Ao todo, foram priorizadas 66 ações e 18 delas começaram a ser colocadas em prática. Entre os temas englobados pelas iniciativas dos comitês estão desburocratização, acesso a mercado, investimentos, financiamento e crédito.
“Além de fornecer as condições de fomento e de acesso a mercado, também estamos investindo em capacitações, em estímulo à cultura do associativismo e incentivo à inovação. Estamos fortalecendo esse tripé entre educação, fomento e inovação para estimular o desenvolvimento dos territórios do Estado”, explica Mario Doria, secretário técnico da Fopeme e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR.
O evento contou com as palestras de Mário Dória, sobre o desenvolvimento territorial do Paraná, do diretor de operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, sobre “Ambiente de negócios e empreendedorismo inovador como base da estratégia de transformação territorial”, e de João Carlos Leite, presidente da Apocan (Associação de Produtores de Queijo Canastra), sobre o papel do membro do comitê e seu protagonismo.

Destaque nacional – O estado também tem se destacado na atuação nacional das entidades de defesa da micro e pequenas empresas. A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), coordena o Comitê Temático de Investimento e Financiamento  do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com Jonas Bertão. A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas Industriais do Estado do Paraná (Fempipar), coordena o Comitê Temático de Acesso a Mercados, com Aristides Mossambani.
A Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa (Conampe), coordena o Comitê Temático de Racionalização Legal e Burocrática do Fórum Permanente Nacional, com o seu presidente, o paranaense Ercílio Santinoni.

Convenção Nacional – A Conampe realizará no dias 28  e 29 de de novembro, em Curitiba, a XVI Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa. A abertura será no dia 28, às 19 horas, no Centro de Eventos Lizon Curitiba Hotel.
As inscrições são gratuitas. Faça agora mesmo a sua, clicando aqui