A Índia cresceu acima da média dos países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos anos
As pequenas e médias empresas da América Latina e Caribe querem buscar uma aproximação com empresas do mesmo porte da Índia. O país asiático foi o que registrou o maior índice de crescimento entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos anos. Desde 2000, a Índia vem registrando taxa anual de crescimento de 6%, enquanto a média dos demais países variou de 2% a 4%. A taxa de crescimento permitiu que a Índia atingisse um tamanho de mercado importante no cenário global, sendo classificada como a sétima maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França.
“Uma aproximação com este mercado é muito importante e quero aqui firmar um compromisso de colocar o Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sistema Fiep, trabalhando nesta direção”, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, nesta quinta-feira (23 de janeiro) ao abrir o Seminário Experiências e Oportunidades para a Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas com a Índia, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba.
O objetivo do Seminário, realizado nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), é promover e apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas na América Latina e Caribe junto às oportunidades na Índia. “A intenção é buscar estabelecer as bases para conexões entre pequenas e médias empresas das duas regiões”, disse Reinaldo Tockus, gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep.
Conampe – O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), Ercílio Santinoni, participou do evento, ao lado do presidente da Fiep, Carlos Walter, dirigentes e técnicos da Fiep e do Sebrae.
Ercílio destacou a importência do acesso a novos mercados, fundamental para o fortalecimento da micro e pequenas empresas do Brasil, da América Latina e do Caribe.
A Conampe, em convênio com o Sebrae, está iniciando o projeto “Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados”. Os trabalhos serão realizados em 10 estados brasileiros, com qualificação, inclusão digital e divulgação de práticas de sucesso entre micro e pequenas empresas de cada um desses estados.
O primeiro evento do projeto será realizado em Fortaleza, Ceará, nos dias 30 e 31 de janeiro, no 1º Encontro Metropolitano de Gestores de Associações e
Grupos Produtivos de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Emampe).
Índia – Com uma população de mais de 1 bilhão de habitantes, hoje a Índia se destaca como um dos países mais populosos e a maior democracia do mundo e, segundo estimativa das Nações Unidas (ONU), em 2028 ultrapassará a população da China. É portanto, um grande mercado, demandando um volume significativo de alimentos para superar os desafios nutricionais ainda presentes.
Além disso, o aumento de investimentos no país, ocasionado por políticas governamentais de incentivo, resultou no crescimento de renda da população, tornando a Índia uma grande potência em mercado consumidor.
A Índia é também uma das economias mais abertas e receptivas a investimentos estrangeiro, devido a reformas recentes. Os setores que mais atraem investimentos são os de serviços, telecomunicações, combustíveis, medicamentos, construção, automobilístico e tecnologia da informação.
O Seminário Experiências e Oportunidades para a Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas com a Índia é uma parceria do Sebrae-PR, junto à Secretaria Permanente do Sistema Econômico Latino-americano e do Caribe (SELA) e Universidade Católica do Uruguai e tem o apoio institucional do Sistema Fiep. Participam representantes da Colômbia, Costa Rica, Equador, Índia, Peru e Uruguai.
Diniz Neto/Conampe, com informações da Fiep