CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Presidente Bolsonaro vai ao Supremo por reabertura da economia

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Supremo Tribunal Federal, acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de empresários. Neste momento (12h22) o presidente do STF, Dias Toffoli, está falando. Antes, o presidente, o ministro e empresários falaram da necessidade premente de reabertura das empresas, “enquanto ainda existem sinais vitais”.
A situação de informais e dos pequenos, que ficaram sem atividades e sem renda, também foi destacada pelo presidente.
O presidente do Supremo, Dias Toffoli, falou que a retomada da economia precisa ser antecidido de um planejamento para a retomada econômica. Sugeriu que o gabinete de crise atue mais próximo dos estados, municípios e outros setores dos poderes e da sociedade. 

Um dos empresários presentes relatou que as empresas precisam sair da UTI e que as atividades essenciais continuam funcionando com todas as medidas de segurança e prevenção possíveis.
O presidente Jair Bolsonaro adiantou que fará decretos, estabelecendo novos limites para o funcionamento de empresas.

Responsabilidade de todos – Na saída do Supremo, o presidente Jair Bolsonaro disse que a responsabilidade é de todos e apelou para que governadores, prefeitos e outros poderes auxiliem a retomada responsável das atividades empresariais e econômicas. 

O ministro Paulo Guedes falou da “camada de proteção” aos informais, que é possível por até três meses, e que a economia ainda tem “sinais vitais”, mantendo, ainda a organização. Para o ministro, o alerta é que, com grande parte das empresas paradas, o país vive um grande risco de perda de controle e de desorganização.

Socorro  – As microempresas continuam aguardando, com grande ansiedade, a sanção presidencial do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

A retomada gradativa da atividade econômica também é um clamor, em todas as regiões do país. 

 

Conampe – imprensa@conampe.org.br