CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Presidente da Conampe defende imediata liberação do Relp, novas categorias para MEIs e aprovação do Novo Simples

Ercílio Santinoni pediu apoio na imediata implantação do Relp, de novas categorias de MEIs e do Novo Simples, beneficiando milhões de empresas em todo o Brasil.

Aprovação imediata do Relp, o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional foi defendida hoje pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, no Encontro de Fóruns Permanentes das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Região Norte, realizado pela manhã em Belém, capital do Pará. A reunião teve como anfitriã a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Ceará, comandada por José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, e foi coordenada pela subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Sempe/Ministério da Economia, Caroline Busatto, com apoio da sua equipe.

O encontro contou com representações de governos e fóruns da região Norte do país. Representantes de Fóruns de outros estados, de outras regiões do Brasil também participaram, pela internet.

Importante e urgente – Ercílio Santinoni, que é coordenador temático do Fórum Permanente Nacional, do qual participa desde que foi criado, disse não entender a demora em implantar o Relp, auxiliando milhares e milhares de empresas em todo o país que precisar desse refinanciamento para continuarem suas atividades formais. O programa já é lei, está em pleno vigor e a demora em ser colocado em prática na Receita Federal é algo injustificável, nesse momento.

Ercílio pediu apoio do governo federal para que o Relp inicie a operar imediatamente.

Novas categorias de MEIs – O presidente da Conampe também pediu urgência na aprovação das novas categorias de MEIs, definidas e aprovadas no âmbito do Fórum Permanente Nacional e encaminhadas para validação implantação oficial.

Apoiar a formalização dos pequenos empreendedores brasileiros é de grande importância social e econômica, outra medida também urgente no atual momento.

Novo Simples – Outra aprovação urgente é a da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (PNADEMPE), aprovada em consenso pelas entidades e comitês do Fórum Permanente Nacional das MPEs.

O trabalho que estabelece o Novo Simples consistiu no estabelecimento dos princípios, diretrizes e objetivos da política nacional, instrumento legal de que tanto o país necessita para nortear as ações em prol desse segmento.

No seu bojo, a PNADEMPE visa orientar e harmonizar os programas, projetos, ações e iniciativas dos agentes que impactem no ambiente das MPEs, bem como promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável, como elemento mobilizador da economia e do desenvolvimento do país.

De forma surpreendente, depois do encaminhamento do trabalho para o Ministério da Economia, há alguns meses Fórum Permanente Nacional aguarda resposta e a sua aprovação, falta que, de certa forma, vem travando os trabalhos do Comitê Temático nº 7 da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das MPE, em de forma direta, do Fórum Permanente, em geral.

Após seu pronunciamento, Ercílio Santinoni recebeu apoio, no local do evento, em Belém, e por mensagens e e-mails. Essas reivindicações são consenso do Fórum e das entidades participantes, que representam todos os segmentos de produção e atividade econômica do Brasil e 99% das empresas nacionais.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES