CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Presidente do Sebrae participará do Conampe Debate, 18 de junho

Na quinta-feira, 18 de junho, às 19 horas, será realizada mais uma edição do Conampe Debate. O convidado é o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. O tema será “A Micro e Pequena Empresa e a retomada da Economia”. Para participar, pelo Zoom, basta se inscrever aqui.

O mundo foi tomado pela surpresa e o desconhecido provocado pela pandemia da contaminação com o Covid-19. No Brasil, a contaminação se potencializou em março deste ano, provocando medidas sanitárias de isolamento social, para conter o volume da contaminação. Em junho, se sabe que o isolamento impediu milhares de mortes, mas a situação da economia é desastrosa, de forma muito especial para as micro e pequenas empresas.
O que poderá ser feito de apoio a elas? O que o Sebrae planeja fazer para ajudar as micro e pequenas empresas e encontrarem opções e caminhos na retomada da economia? Quem são os parceiros nessa missão? 

CARLOS MELLES – Nosso convidado especial para este debate é Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional. Ele é empresário rural ligado à cafeicultura. É formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduado em Fitotecnia pela Unesp. Foi deputado federal por cinco mandatos, ministro do Esporte e Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Também foi Secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (2011-2015).

Nossos debatedores para este evento são:

Ercílio Santinoni, conhecido como “Defensor Nacional das Micro e Pequenas Empresas”, é presidente da Conampe. Graduado em Ciências Contábeis e Licenciatura pela UFPR-Curitiba. Conselheiro do Sebrae Nacional, coordenador da iniciativa privada do Comitê Temático Racionalização Legal e Burocrática do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da SEMPE/Ministério da Economia. Cidadão Benemérito dos Estados do Paraná e Espírito Santo.
Militante das Associações de Micro e Pequenas Empresas desde 1983, participou de todas as discussões para aprovação de legislações específica para criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento do segmento.
Foi secretário de Indústria e Comércio do Estado do Paraná.
Também foi secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, de 2006 a 2008, período no qual foi aprovada a primeira Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa, no país. Maringá possuia, então, 325.968 habitantes. Com a lei e o programa “Bairro Empreendedor”, em quatro anos Maringá gerou 34 mil novos empregos.

Gilson Aguiar, é convidado da Conampe. Jornalista, historiador, mestre em história e sociedade.
Âncora da CBN Maringá, comentarista das rádios CBN no Paraná.
Professor de graduação e pós-graduação em comunicação, direito e educação.
Especialista MBA em Coaching, Mentorin e Gestão de Pessoas.

Edivan Miranda também é convidado especial da Conampe para este debate. Ele é mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Gestão Pública (UnB), graduado em Administração (UFRJ) e Direito (UNISUL). É servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior. Atualmente é Coordenador-Geral de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia.
Já atuou como especialista em previdência complementar da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), como administrador da Advocacia-Geral da União (AGU) e como militar de carreira da Marinha do Brasil. Como Militar da Marinha do Brasil (MB) teve a oportunidade de trabalhar “a bordo” de navios e também organizações militares “em terra”, sendo um período muito proveitoso tanto profissional como pessoal.
Exerce também a função de Coordenador Público dos Comitês Temáticos: da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PNADEMPE); e de Formação e Capacitação Empreendedora do Fórum Permanente Nacional das MPEs (FPMPE).

Hélio Rodrigues de Almeida, vice-presidente da Conampe, é engenheiro civil formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Preside a Federação de Micro e Pequena Empresa de Goiás, a nossa Fampec Goiás (FEMPEG).
Membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, onde é coordenador do Grupo de Acesso a Mercado.
Membro do Conselho Estadual do Trabalho do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) em Goiás.
Membro do Conselho do FCO – Fundo Constitucional do Centro Oeste.
Foi superintendente do Sebrae Goiás por três mandatos. Diretor do Instituto Rio Branco em Goiânia.
Fundador e Proprietário da Método Engenharia Ltda.
Foi superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC). Professor Pré-Universitário de Matemática em Goiânia e Brasília.

CONAMPE DEBATE, 18 de junho, 19 horas, pelo Zoom.
Tema: “A Micro e Pequena Empresa e a retomada da Economia“.

Convidado Especial: Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional.

Inscreva-se e receba o endereço da sala do Zoom para este webinar Conampe Debate:
clique aqui para se inscrever.

Dúvidas e mais informações, fale com o jornalista da Conampe, Diniz Neto: imprensa@conampe.org.br 
WhatsApp (44) 99122 8715