CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Presidente Santinoni participa de missão técnica na Europa

O presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni, diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), participou entre os dias 23 de setembro e 09 de outubro, de uma missão governamental e de representação empresarial que visitou centros de inovação em 14 cidades da Europa.

Na Itália, França e Alemanha, Santinoni, o prefeito Silvio Barros, o vereador Flávio Vicente, e os outros oito membros da comitiva tiveram a missão de firmar parcerias e convênios para avanços na indústria paranaense.

Roteiro

O primeiro destino da missão foi o Centro de Serviços Tecnológicos do Setor de Madeira e Móveis da Região de Marche (Cosmob). Durante a visita o consultor Francesco Belucci explicou como eles ajudam pequenas e médias empresas agregando aos produtos design e inovação. Além disso, deu detalhes de como funciona a parceira publico privada ali existente.

No seu segundo compromisso, a comitiva teve uma longa reunião com representantes de dois consórcios de moda, o “Made in Italy”, sediado em Bologna e o “Moda Parma” da cidade de Parma. Esses grupos ajudam as pequenas e medias empresas na melhoria dos seus produtos e no contato com consumidores externos. O diferencial desses consórcios é que o governo participou apenas no início dos trabalhos, hoje em dia esses consórcios são mantidos pela iniciativa privada.

Na sequência participaram do Seminário Brasile Parana FOCUS. Durante o encontro foram acertadas algumas parcerias, como por exemplo, uma missão governamental, que acontecerá no ano que vem, para estimular a troca de experiências entre as melhores e mais preparadas empresas da região de Emilia–Romagna com as da região de Maringá.

O grupo também conheceu o Centergross s.r.l. em Bolonha, um centro atacadista construído em mais de um milhão de m2, onde 60% das empresas são de moda e os outros 40% são empresas de serviços e tecnologia. Nesse dia também aconteceu uma palestra com o  presidente da associação de designers de Bolonha, Carlo Branzaglia, explicando a importância do Design Thinking para todas as empresas e, em especial, às de moda.

Ainda na Itália o grupo visitou o centro de treinamento para a Moda na cidade de Capri. Criado a 30 anos o centro é responsável pela capacitação de mão de obra para o setor. O projeto é uma parceria entre prefeitura, governos estaduais e governo federal, além de mais 8 municípios. Essa região conta com a maior concentração de empresas de confecção da Itália. São 1109 empresas com 7 mil funcionários que faturam algo em torno de 1,4 bilhão de Euros. O grupo também conheceu a Universidade de Bolonha, a mais antiga do Ocidente, fundada em 1088 e o Centro Politécnico de Milão.

A chegada à França aconteceu no sábado, dia 1º. No país o grupo conheceu o Tecnopolo do Meio Ambiente, em Aix-En-Provence, o Parque Tecnológico Marselha-Provence e o Centro Tecnológico Sophia Antipolis, em Nice, o maior e mais antigo da Europa.

Na quarta-feira, dia 05 a comitiva chegou à Alemanha, onde visitaram a Bayern Innovation, em  Nuremberg, e a Fraunhofer em Munique. No domingo, dia 9, a comitiva voltou ao Brasil.

Comitiva

A comitiva também foi composta por dois representantes do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), dois do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), um do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e um do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES