CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Rosi Dedekind assume presidência da Fampesc

Empresária de Joinville é a primeira mulher eleita para estar à frente da entidade. Fato é inédito também entre federações empresariais de Santa Catarina.

“Para este novo ano, que a vacina traga saúde e também simbolize a renovação da esperança. Que venha um período de crescimento e de prosperidade”. Assim a empresária de Joinville Rosi Dedekind encerrou seu discurso de posse como nova presidente da Fampesc (Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de SC), em ato realizado no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville, nesta quinta-feira (4).

Rosi Dedekind é a primeira mulher eleita para a presidência da Fampesc, fato inédito também entre as federações empresariais catarinenses. O mandato da nova direção, eleita dia 5 de dezembro, vai até 2023. Ela substitui Alcides Andrade, que esteve à frente da entidade por dois mandatos (2017-2020) e agora desenvolve projetos junto à Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).

“O associativismo precisa se reinventar. Precisamos conhecer a dor dos empresários e trabalhamos nas soluções”, disse Alcides Andrade. No plano nacional, defendeu uma efetiva reforma tributária com justiça social, “em que os pequenos sejam tratados de forma diferenciada em relação aos grandes”. O ex-presidente da Fampesc homenageou e agradeceu o senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, autor do projeto do Pronampe, que proporcionou crédito aos pequenos negócios durante a pandemia. Também transmitiu mensagem do presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, que colocou a entidade à disposição da Fampesc para que o associativismo continue crescendo.

A Fampesc é composta por 20 associações de micro e pequenas empresas de todas as regiões. O evento foi realizado de forma híbrida, presencial – com todas as regras de segurança – e on-line, com transmissão pelo facebook.com/fampesc. Em mensagem por vídeo, a vice-governadora Daniela Reinehr agradeceu aos empreendedores que “deram o seu melhor” durante a pandemia. Ela lembrou que Santa Catarina possui quase 1 milhão de empresas, a maioria micro e pequenas, que “fortalecem a economia e qualificam o empreendedorismo do nosso estado”. Daniela Reinehr afirmou que o governo está aberto a ouvir as demandas “de quem ajuda o desenvolvimento, gera emprego e renda, vencendo todos os desafios”.

O secretário de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinícius Lummertz, também em vídeo, lembrou sua participação no início do movimento associativista dos micro e pequenas empresas, em Blumenau. “Que o carisma empreendedor catarinense traga resultados para o povo”, ressaltou. Ainda fizeram pronunciamentos o presidente da Ajorpeme, Leonardo Santana, em nome do Colegiado de Presidentes da Fampesc, e o diretor executivo do Sebrae-SC, Luciano Pinheiro. A posse teve a participação de diversas lideranças empresariais e políticas, além das associações municipais e regionais do segmento.

Durante a solenidade foram homenageados todos os ex-presidentes da Fampesc, alguns deles presentes ao ato. “Daremos continuidade a uma luta de 35 anos em defesa do tratamento justo e diferenciado aos pequenos negócios, previstos inclusive na Constituição. Neste momento, a Fampesc tem como pontos centrais a manutenção do crédito do Pronampe, como política pública permanente e não apenas durante a crise gerada pela pandemia; a desburocratização para facilitar a vida de quem empreende e gera emprego; a valorização do comércio e serviço local; e a capacitação dos empreendedores para estes novos tempos, em que a tecnologia desempenha um papel central nos negócios”, destacou Rosi Dedekind.

Na avaliação da nova presidente da entidade, o ano que passou fez com que o segmento aprendesse a rever processos e mudar a forma de trabalho dos colaboradores. “Houve uma forte adaptação de muitos negócios tradicionais para o digital”. Rosi Dedekind ainda lembrou que “mais uma vez as micro e pequenas empresas ajudaram a sustentar a economia brasileira. Enquanto a indústria como um todo fechou 2020 no negativo, depois de alguns meses muito difíceis, revertemos as perdas e terminamos 2020 com mais de 293 mil postos de trabalho abertos com carteira assinada”.

Sobre Rosi Dedekind

Empresária do ramo da hotelaria, Rosi Dedekind teve atuação destacada na Ajorpeme, em Joinville, como presidente do Núcleo de Turismo (2009 a 2011), diretora de Eventos (2011), vice-presidente de Eventos (2012), vice-presidente de Negócios e Núcleos (2013), presidente da entidade (2014), integrante do Conselho Deliberativo (2015 a 2020) e presidente do Conselho Deliberativo (2017). No Conselho Municipal de Turismo de Joinville é conselheira desde 2009. Foi vice-presidente (2012 a 2013 e 2019 a 2020) e presidente (2014 a 2018). Integra a Instância de Governança da Região Turística Caminho dos Príncipes desde 2009. Foi presidente (2014 a 2018) e vice-presidente (2019 a 2020). Do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau integra a diretoria desde 2009. Foi presidente (2016 a 2018), além de integrar o Conselho Superior (2019 e 2020). Fez parte do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina (2015 a 2019). Na Unidestinos (União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos) foi conselheira Fiscal (2026 a 2017) e vice-presidente do Conselho (2017 a 2019). Na Fampesc foi vice-presidente de Turismo de (2014 a 2017) e vice-presidente Institucional (2017 a 2020).

Diretoria Executiva

Presidente – Rosi Dedekind (Joinville)
1º vice-presidente – Luiz Carlos Rosin (Brusque)
2º vice-presidente – Odelir Neves (Caçador)
Diretora administrativo e Programa de Núcleos Setoriais – Karoline dos Santos (Itajaí)
Diretor financeiro – Paulo Renato Oliveira Santos (Blumenau)
Diretor de comunicação – Daniel Moreira (Joinville)
Diretor de produtos e serviços – Filipe José Costa (Gaspar)
Diretor operacional – Thiago Pamplona da Silva Muller (Blumenau)
Diretor de inovação – Luiz Henrique Dal Molin (Tubarão)

Texto:
Cláudio Schuster, assesoria de imprensa Fampesc
(48) 99163-4269