CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Sarandi sediou a 1° Oficina de Crédito e Empreendedorismo do Paraná

Inteligência na hora de adquirir crédito inclui pesquisar as melhores taxas e programas que se adequem a necessidade do empresário de micro e pequena empresa. Instruir e capacitar o empreendedor quanto às linhas de créditos disponíveis para o seu porte é o objetivo da Oficina de Crédito e Empreendedorismo. O evento é realizado pela CONAMPE em parceria com a Federação das Associações e das Micro e Pequenas Empresas (FAMPEPAR), juntamente com as associações paranaenses (AMPECs) e com o apoio do Sebrae.

Das 20 edições programadas para acontecer até o final do ano no Paraná, a primeira aconteceu em Sarandi (PR), na Casa da Cultura, na última sexta, dia 2. Mais de 100 empresários estiveram presentes e puderam sanar dúvidas com os gerentes de negócios da Fomento Paraná, Emílio Carlos Ribeiro Mattos; do BRDE, Rafael Pilati Lourenço; do Banco do Brasil, Antonio Ferreira do Amaral Junior; e da Caixa Econômica Federal, Luciano Patrick Saullin Alvaro.

As taxas de juros oferecidas pelas instituições começam a partir de 0,51% e ultrapassam o limite de R$ 3 milhões, em se tratando de pequeno negócio. Os recursos são destinados para investimentos fixos, capital de giro, capital de giro associado, aquisição de equipamentos, etc. Dezenas de programas estão disponíveis com ou sem exigência de aval, de acordo com as condições.

A ausência de restrições no nome é um requisito básico para o empreendedor buscar um financiamento. A comprovação de capacitação empresarial também pode reduzir as taxas de juros. Durante o encontro, os empresários puderam fazer perguntas aos gerentes e também agendaram visitas às suas empresas.

Acordo
A FAMPEPAR e a Agência de Fomento do Paraná S.A assinaram durante o evento o Acordo de Cooperação Técnica para Adesão ao Programa Banco do Empreendedor. Isso significa que as AMPECs (associações filiadas à FAMPEPAR) poderão desenvolver ações de atendimento ágil ao empreendedor, disponibilizando sala de atendimento e agentes de crédito para encaminhamento ao Programa Bom Negócio Paraná, que oferece cursos de gestão empresarial aliado à redução de juros.

“Esta é mais uma conquista do nosso movimento empresarial. Agora, nossas associações diretamente poderão encaminhar os empresários aos programas de capacitação de gestão do Governo por meio do Programa Bom Negócio Paraná ou de outros cursos de capacitação credenciados. Certamente os empresários terão um auxílio na utilização do recurso”, explica o presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni.

AMPEC SARANDI
De acordo com o presidente da AMPEC SARANDI, Aristides Mossambani, os empresários da cidade e região agora podem contar com o apoio da associação nesse processo. “Nos últimos meses, um grupo de empresários voluntários trabalha para solidificar a associação, fundada em 2007. Esta oficina marca o início deste novo tempo. Queremos uma associação voltada exclusivamente para os interesses dos microempresários, empreendedores individuais, autônomos e informais que buscam crescimento para o seus negócios”, destaca.

Autoridades
Esteve presente no evento o vereador de Sarandi, Eunildo Zanchim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Marçal e o ex-prefeito, Cido Spada; o vice-presidente da Federação das Micro e Pequenas Indústrias do Estado do Paraná, João Garcia; presidentes e diretores das AMPECs do Paraná.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES