CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Sebrae destaca presença do ministro Paulo Alvim no XX Enampe, em Curitiba

Ao lado de diretores do Sebrae Paraná, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação participou da abertura do Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa.

Ministro fala
Ministro da ciência, tecnologia e inovações, paulo alvim, na abertura do xx enampe

Durante a abertura do XX Enampe (Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa), na noite da quinta-feira (26/05/2022), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, comentou a medida provisória do governo federal que destina mais recursos para o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). A MP foi publicada na quarta-feira (25) e terá R$ 50 bi em crédito para os pequenos negócios.

Com o tema “Diálogos para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, a vigésima edição do encontro nacional acontece nos dias 26 e 27, em Curitiba, no auditório do Victória Villa Hotel. Representantes de 19 estados brasileiros participam do evento, que também foi transmitido pela internet.

Além do ministro, participaram da cerimônia de abertura o diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni; o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira; o presidente da ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial), Luís Lemos Leite; e Ricardo Diab, secretário geral da Confederación Argentina de la Mediana Empresa e presidente da Asociación Empresarial de Rosario. Por vídeo, participaram o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques. O diretor de Administração de Finanças do Sebrae Paraná, José Gava Neto e o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, também prestigiaram o evento.

O presidente da Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais) lembrou que o incentivo a inovação em pequenos e médios negócios foram essenciais para a sobrevivência de países, economias, empresas, comunidades e famílias durante o período da pandemia.

“A pandemia mostrou como uma lupa essa realidade: não é possível ter resultado diferente se fizemos sempre a mesma coisa. Diante das dificuldades e barreiras, precisamos inovar e avançar”, reforçou.

Ercílio Santinoni enfatizou a importância do trabalho, em conjunto, pelo regime tributário Novo Simples Nacional. “Todas as entidades que compõe o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte estão unidas para implantar o Novo Simples Nacional. Precisamos dele para dar mais e melhores condições de produtividade e competitividade para os pequenos negócios”, afirmou.

Vitor Tioqueta enalteceu o trabalho de Ercílio na luta pelas micro e pequenas empresas no Brasil.

“O Enampe e a história do Ercílio se somam. É um trabalho, desde a década de 80, para mostrar, de fato, a importância dos pequenos negócios. É um parceiro do Sebrae e estamos envolvidos neste diálogo pois políticas públicas com as micro e pequenas empresas impactam sempre de forma positiva e sustentável, a nossa economia”, discorreu.

O ministro Paulo Alvim, que antes da abertura o evento participou de uma reunião na sede do Sebrae Paraná, disse que é o trabalho que transforma, que são as empresas que geram riqueza. E estes dois fatores, unidos, resultam no dinamismo do “círculo virtuoso” da economia promovida pelo segmento.

“E na base de tudo isso as pequenas empresas que precisam ter condições favoráveis para empreender. Por isso, temos a renovação do Pronampe. Temos o compromisso do presidente da República de fazer chegar o crédito para as pequenas empresas. Juntos, precisamos transformar estratégias de apoio a pequenas empresas em políticas de Estado. Para gerar estabilidade econômica, social, e criar condição par ao desenvolvimento de novos negócios. Em especial, neste período de retomada, pós-pandemia”, concluiu o chefe da pasta.

Nesta sexta-feira (27), o evento terá com palestras e painéis que abordam os desafios e oportunidades das MPE e empreendedorismo feminino, inclusive com a participação de Julio Cezar Agostini – diretor de Operações do Sebrae Paraná. O encontro encerra com uma palestra de Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.

Leia no site do Sebrae – Clique aqui