CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Sebrae Nacional destaca eleição de Ercílio Santinoni no Sebrae/PR

Agência Sebrae de Notícia destacou a eleição de Ercílio Santinoni para a presidência do Conselho Delibrerativo do Sebrae Paraná.

A ASN Nacional (Sebrae) destacou a eleição de Ercílio Santinoni para presidência do Conselho Deleiberativo do Sebrae Paraná. Com o título “Conselho Deliberativo do Sebrae/PR elege Ercílio Santinoni como novo presidente”, a agência publica com destaque a notícia.

Nesta segunda-feira (21), o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PR elegeu Ercílio Santinoni como novo presidente para o período de 2023 a 2026. A eleição também definiu os membros da Diretoria Executiva: Vitor Roberto Tioqueta, como diretor-superintendente, José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças e César Reinaldo Rissete, para a diretoria de Operações. A eleição aconteceu na sede do Sebrae/PR, em Curitiba.

Ercílio e diretoria
José gava neto, diretor de administração e finanças, vitor roberto tioqueta, diretor-superintendente, ercílio santinoni, presidente do cde, e césar reinaldo rissete, diretor de operações do sebrae/pr

Além de presidente do CDE a partir de janeiro do próximo ano, Ercílio Santinoni preside a Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar). O futuro diretor de Operações, César Reinaldo Rissete, é funcionário do Sebrae/PR e atualmente é gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Julio Cezar Agostini, que deixa o cargo, seguirá atuando no Sebrae/PR, pois é colaborador efetivo da empresa.

Emocionado, Ercílio enalteceu a força da instituição e agradeceu a confiança do CDE na sua eleição como presidente.

“Agradeço a confiança depositada pelo Conselho. Estou até emocionado, pois são muitos anos de trabalho no CDE. Espero colocar em prática tudo que aprendi e realizei nesta instituição e, vamos juntos, seguir fazendo o Sebrae Paraná um destaque em nível de Brasil”, reforçou o presidente eleito.

Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Contador e professor, é formado em Ciências Contábeis e em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR). Tem especialização em Elaboração e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Interamericana de Administração Pública – Rio de Janeiro-RJ. Empresário desde 1976, Ercílio também preside a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e, desde 1983, atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil. Natural de Marialva (PR), Ercílio é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e comendador da Ordem Nacional Barão de Mauá.

Conselho
A eleição do novo presidente do conselho deliberativo estadual e da diretoria para os próximos quatro anos aconteceu na sede do sebrae, em curitiba. Fotos: andressa miretzki

César Rissete enalteceu os membros da diretoria atual pelo trabalho realizado. “Retorno ao Sebrae Paraná sabendo da responsabilidade pela qualidade do trabalho realizado aqui e tenho a convicção de que vamos atuar com toda a equipe e Conselho para construir um estado cada vez mais empreendedor”, destacou.

Natural de Dracena (SP), Rissete é economista, especialista em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela Unicamp e mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Nos últimos três anos, atuou como gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Trabalhou como consultor do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e foi coordenador de estudos e projetos da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná e superintendente da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Curitiba. No Sebrae/PR, começou como consultor, em 2008, e coordenou os trabalhos de Políticas Públicas, articulando e atuando na implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, bem como os ecossistemas de inovação.

Reconduzido ao cargo como diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta, projetou reforçar a atuação com clientes e parceiros. “Agradeço ao CDE pela reeleição e vamos seguir com responsabilidade e otimismo para atender às micro e pequenas empresas, promover o empreendedorismo e agregar mais parceiros comprometidos com o ambiente de negócios sustentável no Paraná”, enfatizou.

O atual presidente do Conselho, Fernando Moraes, avaliou que a eleição ocorreu de forma tranquila e lembrou que todos foram eleitos por unanimidade.

“O importante neste processo de sucessão é que temos pessoas, profissionais, que têm história de atuação no Sebrae e no próprio contexto das micro e pequenas empresas, citando aqui o Ercílio que, desde 1987, é conselheiro e agora assume a presidência. Com certeza, a instituição seguirá no caminho certo, com grandes serviços prestados ao Paraná”, analisou.

Foto 3
A eleição também definiu os membros do conselho fiscal, a partir de 2023

Por sua vez, o vice-governador do Paraná, conselheiro do Sebrae/PR, Darci Piana, afirmou que o trabalho realizado pela atual diretoria conduziu o Paraná à elite do Sistema Sebrae, no Brasil.

“Temos que reconhecer e, da mesma forma, desejar sucesso para quem está chegando para dirigir a instituição, que é estratégica para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

O diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto, reeleito ao cargo, reiterou o compromisso pela gestão e resultados.

“Agradeço a confiança do Conselho e vamos seguir com uma gestão de focada nos resultados do Sebrae e para os empreendedores de micro e pequenas empresas”, validou. Neste ano, o Sebrae já atendeu mais de 420 mil CNPJs diferentes no estado.

Conselho Fiscal

Na eleição também foram definidos os membros do Conselho Fiscal, a partir de 2023, que terá como titulares João Gogola Neto (Ocepar) Nilson Hanke Camargo (Faep) e Evaldo Kosters (Fiep); e suplentes: Eduardo Luiz Gabardo Martins (Fecomércio PR), Hélder Miranda de Paiva (Faciap) e Eloísa Helena Orlandi Oliveira (Fiep).

Fale com a Conampe: imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900