CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Uma aula sobre crédito e associativismo

O Conampe Debate desta quinta-feira, 23, teve a participação de representantes do governo de Minas Gerais, do Sebrae, do banco BDMG e da imprensa, ao lado da diretoria da Fampec Minas Gerais e do presidente da Conampe, Ercílio Santinoni. O resultado do evento foi uma verdadeira aula sobre crédito e associativismo.

Pontos importantes: compromisso do governo do Minas Gerais de apoiar as pequenas, microempresas e MEIs, parceria do Sebrae para projetos em diversas áreas, atenção da imprensa à Fampec-MG e Conampe, orientações sobre linhas de crédito e sobre o que as empresas precisam saber e fazer para ter acesso a crédito.

Uma recomendação recorrente e essencial, apresentada neste evento e já abordada em outras edições de eventos da Conampe, foi o alerta aos empresários para que mantenham as suas empresas formalizadas, com os compromissos com impostos e fornecedores em dia, ao lado de uma contabilidade que corresponda à realidade dos negócios. 

Sem a formalização e a contabilidade real das empresas o acesso ao crédito fica muito restrito, pois as necessidades apresentadas aos bancos podem não corresponder aos dados contabilizados, o que dificulta sobremaneira a operação.

Necessidades das empresas – O presidente da Fampec-MG, Welson Senna, fez um relato das dificuldades que as micro e pequenas empresas têm enfrentado. Para ele, neste momento, ainda faltam políticas públicas que levem em conta a realidade dos pequenos, auxiliando efetivamente a manter as empresas abertas e os empregos, o que, nas condições atuais, não tem ocorrido.

Senna falou dos planos da Federação para representar as Associações e empresas, em Minas Gerais, buscando apoio e projetos que socorram as empresas no momento mais dramático de todos os tempos, originado com as medidas de combate à Convid-19. 

Participações – Participaram do evento o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Passalio; Silas Santiago, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional; Alessandro Chaves, gerente da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do Sebrae MG; Thiago Magalhães Tavares, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); João Carlos Amaral, jornalista e blogueiro.

A moderação do evento foi do empresário e consultor Alcides Andrade.

Posse – O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, deu posse ao presidente da Fampec Minas Gerais, Welson Senna, e à primeira diretoria da entidade. Desejou sucesso nos projetos e nas atividades de representação das entidades e das microempresas, pequenas empresas e MEIs do estado. 

Linhas de Crédito – No final do webinar, Thiago Magalhães Tavares apresentou as linhas de crédito que estão sendo operadas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O webinar pode ser assistido no canal Conampe do YouTube – clique aqui para assistir

 

Conampe: imprensa@conampe.org.br
Diniz Neto