CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

VIII Encontro Nacional de Líderes de Micro e Pequenas Empresas

O VIII Encontro Nacional de Líderes de Micro e Pequenas Empresas, aconteceu no dia 24 de fevereiro, no auditório da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec Micromar). O evento que tinha como objetivo fortalecer as entidades representativas do setor reuniu cerca de 30 pessoas, entre lideranças de diversos estados do Brasil.

O presidente da Conampe, do Monampe e diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná, Ercílio Santinoni, destaca que, durante o encontro, foi traçado o planejamento estratégico da Conampe. “Buscamos estabelecer metas até 2014 de modo a atender os interesses de cada estado do país”, frisou Santinoni, que também é conselheiro do Sebrae/PR.

Jonas Bertão, presidente da Fampepar, informou que as entidades representativas estão pleiteando uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. A intenção é levar até o Governo Federal as expectativas das micro e pequenas empresas. “Ano passado, foi cogitada a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, e temos interesse nisso”, completou. Bertão também adiantou que foi definido o calendário de eventos nacionais para 2012.

Aparecido Balbino de Queiroz, presidente da Ampec Micromar, afirmou que a troca de experiências entre os representantes de diversos estados brasileiros, como Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Brasília, foi muito produtiva. “Unificamos os interesses dos estados e alinhamos as ideias no plano de ação”, declarou Queiroz.

Entre os temas mais discutidos no VIII Encontro Nacional, estão questões ambientais, acesso a tecnologias para o aumento de competitividade, e a profissionalização dos empresários. “Lamentamos a resistência de empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas em participarem de iniciativas como esta. Mesmo assim, seguimos lutando pela causa do setor”, enfatizou Queiroz.