CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

VIII Encontro Sul Sudeste de Lideranças reúne mais de 200 pessoas entre empresários e lideranças das MPEs

Com o tema: “As Micro e Pequenas Empresas e o Desenvolvimento Local Sustentável”, lideranças nacionais de entidades representativas das MPEs estiveram reunidas com mais de 200 empresários e autoridades, no VIII Encontro Sul Sudeste de Lideranças da Micro e Pequena Empresa. O evento aconteceu nesta segunda, dia 25, no auditório do Sebrae-PR, em Curitiba.

O presidente da CONAMPE e do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MONAMPE), Ercílio Santinoni, agradeceu à disponibilidade das lideranças ligadas as entidades representativas das MPEs de diversos estados brasileiros e o esforço das caravanas paranaenses formadas por empresários-associados das associações do segmento.

O evento proporcionou a troca de experiências entre as entidades representativas no relacionamento com o governo e o meio de atuação. Além disso, ações estratégicas para melhor empenho do Movimento Nacional em 2013 esteve na pauta de discussão.

“Este é o primeiro encontro do ano das lideranças sul sudeste, no entanto companheiros de outros estados também estiveram presentes para ampliar a reflexão sobre ações de desenvolvimento e sustentabilidade que acontecem em suas regiões e que podem ser aplicadas no sul. Além disso, aproveitamos para definir ações para este ano na intenção de elevar o nível de representatividade do nosso movimento”, explica Santinoni.

O presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (Aderes) e secretário Geral da CONAMPE e do MONAMPE, Pedro Gilson Rigo, foi o primeiro palestrante do encontro e compartilhou experiências sustentáveis capixabas. Falou sobre a boa política de apoio a agricultura familiar, do incentivo ao artesanato e projetos de capacitação empresarial.

Isto inclui um convênio inédito entre a Aderes e a Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (FEMICRO-ES). “A parceria, além de outras ações visa capacitar gestores de associações de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e estimular o surgimento de novas associações”, explica Rigo.

Já o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas (FAMPEC-AL) e primeiro vice-presidente da CONAMPE, Cícero Berto dos Santos, falou sobre “O Sucesso Através da Micro e Pequena Empresa”. Cícero, que é escritor e palestrante, falou sobre atitude empresarial e amor ao negócio. “É necessário que o empresário tenha paixão ao que faz e tenha atitude para inovar o seu negócio”, motivou.

Painel de Debates

No segundo momento, iniciou-se no encontro o painel de debates com o tema: Facilitação do Acesso ao Crédito e aos fundos Garantidores. Presidiu a mesa o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (FAMPEPAR), Jonas Bertão.

O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Nivaldo Assis Pagliari; a presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado do Amazonas (SIMPI-AM), Suely Moraes dos Santos; e o Analista de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Elson Hazelski Teixeira, foram os palestrantes.

Participaram como debatedores: o diretor de Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Economia Solidária e Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul, Antonio Carlos Rodrigues Paim; o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Membro do Fórum Permanente das MPEs do MDIC, Antonio Everton Chaves Júnior.

A CONAMPE e FAMPEPAR foram as realizadoras do evento, com o apoio da Federação das Micro e Pequenas Indústrias do Estado do Paraná (Fempipar), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), do Sebrae-PR, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES