CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

XIX Enampe será realizado dias 19 e 20 de agosto. Confira a programação.

Marque na agenda para participar e acompanhar o XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (XIX Enampe), dias 19 e 20 de agosto.
Xix enampe

A Conampe realizará, nos dias 19 e 20 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe), com o tema geral “Pequenos Negócios e um novo olhar para as oportunidades”. A abertura será às 19 horas do dia 19, quinta-feira, no Radisson Hotel Curitiba, Av. Sete de Setembro, 5190Batel, Curitiba, com transmissão pelo YouTube. Presenças confirmadas do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC/Ministério da Economia), Carlos Da Costa; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge; presidente da FACIAP e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Fernando Moraes; diretor Superintendente do SEBRAE/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O painel de abertura terá o tema “O Cenário Econômico: O futuro está nas suas mãos”, com Carlos Melles, diretor presidente do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e Carlos Da Costa, comandante da SEPEC/Ministério da Economia.

Carlos Da Costa é economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Carlos Melles é natural de Minas Gerais. Engenheiro agrônomo, pesquisador e dirigente cooperativista, foi deputado federal por seis legislaturas consecutivas e carrega em sua trajetória um histórico de luta pelas causas voltadas ao agronegócio, ao cooperativismo e às micro e pequenas empresas.

Logo após, a palestra de abertura será realizada pelo psicanalista e escritor Jairo de Paula, com o tema “Segurando a barra das emoções – Diálogos para a vida e os negócios!”

Jairo de Paula é autor de 19 livros, entre eles os best-sellers “Uma Marca Chamada VOCÊ” e “INCLUSÃO – mais do que um desafio escolar, um desafio SOCIAL”. Professor e conferencista internacional, doutor em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise, pós-graduado em Marketing Empresarial, graduado em Economia.

O evento será retomado na sexta-feira, dia 20 de agosto, às 9 horas, com a seguinte programação:

09h00 – Painel I – Tecnologia e inovação como forma de apoio ao fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas
Bruno Quick – Diretor Técnico do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Engenheiro civil e especialista em políticas públicas pela Unicamp.

A Transformação Digital como única alternativa para o desenvolvimento de micro e
pequenas empresas

Professor Douglas Zela – Bacharel em Administração pela UFPR, Pós-Graduado em Marketing, Propaganda, MBA em Administração Estratégica pela FAE Business School, Mestre em Administração pela UFSC, Doutor em Gestão de Negócios pela UFSC. Coordenador e Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Business da FAE Business School. Titular da Coluna CBN Empreendedorismo, na Rádio CBN Curitiba PR.

O marketplace como ferramenta de venda, gestão e digitalização das microempresas, empresas de pequeno porte e dos artesãos
João Neto – Professor e Executivo de Varejo – O atendimento ao novo Consumidor, suas emoções e a jornada de compras.

10h30 – Painel – Ações vencedoras de mulheres empreendedoras

Roberta Almeida – Empresária que em 02 de novembro de 2018 criou o e-commerce chamado Objetos de Coração, focado no AMOR. Trata-se de um e-commerce exclusivo de objetos para casa e decoração em formato ou estampa de coração. Vencedora do Top de Marketing e Vendas da ADVB SC 2020 na categoria varejo, ela conseguiu a proeza de, no ano de maior crise da economia brasileira, crescer 500%, vender para 23 estados, e, o negócio que começou com 50 peças, em casa, em janeiro de 2021 já trabalhava na casa dos milhares de produtos que chegavam de container.

Isolene Niedermeyer – CEO e fundadora da Cia Magistral, fundada em 1989, considerada pelo Guiness Book Brasil (Livro dos Recordes) o maior curso de confecção de lingerie. A empresa registra mais de 320 mil alunos e reúne mais de 125 mil seguidors nas suas redes sociais.
Isolene foi Diretora da Câmara da Mulher, de 2018 a 2020, sendo sua atual presidente, até 2023.
Em 2021, apoia e está com a sua empresa no lojampe.com.br – o portal de vendas online dos pequenos negócios.

Jeanine Pinheiro – Empresária da área de comunicação, responsável pelo posicionamento de grandes marcas no Estado de Santa Catarina e Paraná. Foi muito ativa em várias Associações Comerciais e Empresariais, ANEPO / AEMFLO / ACIF /ABRASEL / Junior AChievement.

Liliane Rocha Miranda Bauermeister – formação acadêmica em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica Institucional e Hospitalar. Habilitada para atuar como Terapeuta Floral pela Escola de Formação de Terapeutas Era Dourada. Iridóloga pela Universidade Livre Uniabel. Credenciada junto a ABBIO – Academia Brasileira de Bioterapia.

Moderadora: Juliane Guzzoni – Jornalista, especializada em televisão. Com quase 30 anos de experiência em reportagem de TV, com passagem por alguns dos principais telejornais das maiores emissoras do país – empresas afiliadas à Rede Globo. Formada em Comunicação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Professora, palestrante, mentora e consultora na área de comunicação de alta performance.

13h30 – Painel de Homenagens – 35 anos de Trabalho e Conquistas – Momento Conampe 35 Anos – Homenagem às lideranças de entidades representativas exclusivas de micro e pequenas empresas

13h45 – Acesso ao crédito pelos pequenos negócios?
Fábio Silva – Coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (FAESA). Pós-Graduado em Comércio Exterior com Ênfase em Empresa de Pequeno Porte pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e em Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. É responsável pela formulação de políticas públicas para microempreendedores individuais -MEI e para artesãos, e pela gestão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Programa do Microempreendedor Individual – MEI e do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Wilson Bley Lipski – Vice-Presidente e Diretor de Operações do BRDE. Formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ) em Direito Contemporâneo, tem uma vasta experiência em gestão pública.

Renato Maçaneiro – Diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná. Graduado em Matemática (UFPR) e em Tecnologia da Informação (Opet/PR), possui pós-graduação em Finanças Corporativas (Fesp/PR). Iniciou carreira em 1981, no Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), como office-boy, e posteriormente atuou nas áreas financeira, tecnológica e de controladoria, até 2017. Na Fomento Paraná, também cedido pelo Badep, desde 2004, exerceu cargos de analista financeiro e atuou como gerente nas áreas de Tecnologia de Informação, Financeira, Administração e de Pessoas. De 2017 até março de 2019 atuou como assessor das diretorias Administrativa e Financeira e de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná.

14h45 – Painel I – Perspectivas Econômicas para os pequenos negócios após a vacinação e do aprendizado que a pandemia nos proporcionou

Marcelo Cordeiro Alvarenga – Advogado especialista em Direito Empresarial, pós graduado em Direito Civil e Processual Civil, mestrando em Planejamento Tributário pela Fucape Business School, Consultor Jurídico do SINCADES, SINDIMAT e da CONAMPE.

Adriana da Silva Rocha, gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae/ES

15h55 – Painel de Homenagens – 35 anos de Trabalho e Conquistas – Momento Conampe 35 Anos – Homenagem às lideranças de entidades representativas exclusivas de micro e pequenas empresas

16h10 – Painel II – Perspectivas econômicas para os pequenos negócios a partir do Associativismo no Pós pandemia

César Reinaldo Rissete – Gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Nacional, é economista e mestre em Desenvolvimento Econômico. Especialista em Produtividade e Qualidade, Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas e em Desenvolvimento Local e Competitividade Territorial pela CEPAL/ILPES e AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), Consultor do Sebrae Paraná desde 2008.
Fernando Passalio de Avelar – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Administrador de Empresas pela PUC Minas Gerais e pós-graduado pela Universidade Gama Filho. Secretário-Geral do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Antonio Everton Chaves Júnior – Economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde maio de 1988; representante do Fórum Permanente das MPE desde a instalação em 2000; responsável pela análise do Indicador da Confiança do Empresário do Comércio da pesquisa nacional da CNC.

Rafael Lauria – Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (1999). Mestre em Direito das Relações Sociais, professor, palestrante e advogado, proprietário do Escritório Jurídico Rafael Lauria Sociedade Individual de Advocacia, há mais de 18 anos. Tem larga experiência como advogado com ênfase de atuação em Direito do Trabalho, processo do trabalho, direito do Consumidor, Administrativo e empresarial. Coach há mais de 12 anos. Emotólogo pela Cidade do Cérebro (básico e interavançado em emotologia).
Empresário e palestrante da área de desenvolvimento humano.

17h30 – Painel de Homenagens – 35 anos de Trabalho e Conquistas – Momento Conampe 35 Anos – Homenagem às lideranças de entidades representativas exclusivas de micro e pequenas empresas

17h45 – Palestra de Encerramento do XIX ENAMPE – Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa

Professor Pachecão José Inácio da Silva Pereira é conhecido em todo o Brasil como Professor Pachecão, um sinônimo de alegria, criatividade e irreverência. Engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela FGV.

19h00 – Encerramento do XIX ENAMPE – Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa

Faça a sua inscrição agora mesmo – clique aqui

Dúvidas, escreva para imprensa@conampe.org.br