CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

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8 ações para vender mais no Natal que todo micro e pequeno negócio precisa saber

O final de ano representa um período aquecido para o varejo. Depois de longos meses em baixa, descobrir como vender mais no Natal é o desejo de todo micro e pequeno negócio em dezembro.

Esta já é uma época em que o comércio tradicionalmente fica mais aquecido. A chegada das festas e dos bônus de Natal fazem com que as pessoas se sintam mais estimuladas e abram o bolso para comprar presentes e lembranças dos mais variados tipos.

Para que isso aconteça, separamos uma série de dicas e ações que podem ser colocadas em prática e que vão gerar ótimos resultados para os empreendedores. Elas são perfeitas também para quem ainda não domina o universo online e quer descobrir como tirar proveito das ferramentas digitais.

Vem com a gente para descobrir como vender mais no Natal!

Dicas para aumentar suas vendas no final de ano

1 – Crie um clima natalino

Não é apenas a figura do Papai Noel que amolece o coração das pessoas quando chegamos no décimo segundo mês do ano. O clima de decoração, mensagens positivas de esperança e a cordialidade ajudam a tornar a experiência mais humana e fazem com que a vontade de comprar aumente também.

Invista nisso e deixe o espírito natalino invadir a sua empresa para chamar ainda mais clientes e vender muito mais!

2 – Reforce os laços com seus clientes

Assim como muitas pessoas aproveitam o Natal para rever parentes e amigos, um empreendedor pode usar esse gancho para retomar o contato ou se aproximar ainda mais dos clientes.

Não apenas para vender agora, mas sim para construir um relacionamento mais próximo e que irá gerar ótimos frutos no futuro também. Mas lembre-se de que esse hábito precisa ser cultivado durante todo o ano a partir de agora, ok?

3 – Use as ferramentas digitais

Não são apenas as redes sociais que ajudam seu negócio. Quem deseja descobrir como vender mais no Natal precisa conhecer também os benefícios dos marketplaces e aprender como essas plataformas ajudam a conquistar mais clientes e fazer ótimos negócios por meio da internet.

Além disso, aprender técnicas sobre marketing digital também irá melhorar a imagem da sua empresa e ajudar a atrair um público cada vez maior. Uma boa dica é acompanhar as lives que a CONAMPE realiza todas as segundas-feiras com dicas sobre o assunto.

4 – Reforce o estoque e entregue no prazo

Não adianta criar tudo isso e não ter produtos suficientes para atender aos pedidos. Por isso, um bom controle de estoque deve garantir que você tenha mercadoria suficiente para não deixar ninguém na mão e perder uma boa oportunidade de negócio.

Isso vale para quem atende em ponto de venda físico e também para quem gerencia uma loja online, pois a experiência de compra do cliente precisa ser bem feita em todos os canais.

Além disso, é preciso ser transparente sobre prazos e condições de entrega dos produtos. Atrasos nunca são bem vistos, mas nessa época do ano isso é ainda mais imperdoável e pode manchar a imagem da empresa.

5 – Aceite diversas formas de pagamento

A tecnologia veio para facilitar a vida de todos e provavelmente seu cliente já conhece muitas delas. Por isso, não deixe de vender por falta de modalidades de pagamento disponíveis.

Além do dinheiro físico e do cartão de débito, aplicativos de pagamentos e PIX são algumas das ferramentas digitais que cresceram e conquistaram ainda mais os consumidores nos últimos meses. Seja no digital ou loja física, isso demonstra que você se preocupa em oferecer várias opções para que ninguém fique sem comprar.

6 – Crie promoções e cuidado com os descontos

Não adianta negar: todo mundo gosta de uma boa promoção. Porém, é preciso calcular bem para que ela não acabe atrapalhando seu faturamento nessa época tão importante para um empreendedor.

Se for possível, ofereça boas condições de pagamento, ofertas e pense em promoções criativas que conquistem a clientela sem comprometer o seu lucro de Natal. Aqui vale soltar a criatividade e encontrar soluções que fujam do tradicional para chamar ainda mais a atenção dos compradores.

7 – Aproveite o pós-natal

Encontrar meios de como vender mais no Natal é bem interessante, mas que tal transformar isso em algo permanente? Aproveite todos esses contatos e a experiência adquirida para fazer com que esse cliente ocasional vire um fiel consumidor.

Uma boa maneira de fazer isso é voltar no item anterior e pensar em promoções que incentivam o retorno e premiam aqueles que voltarem novamente no ano que vem.

8 –  Descomplique as trocas

Realizar trocas é algo que clientes e empresas já estão acostumados, mas que fica ainda mais intenso no período das vendas de Natal. Para que essa experiência não seja traumática para nenhum dos lados, facilite todo o processo e ainda aproveite a oportunidade para apresentar novas soluções, produtos e serviços para quem veio realizar uma troca.

Lembre-se que mesmo que isso não aconteça, é importante atender bem seu consumidor para que ele valorize a sua ação e até mesmo volte no futuro ou indique o seu negócio para outras pessoas.

Essa é uma data comemorativa perfeita para ser criativo e encontrar novas soluções, principalmente para os micro e pequenos empreendedores que passaram por um longo e complicado período nos últimos meses.

Para ficar por dentro do assunto, assista às lives da CONAMPE que acontecem em nosso canal de YouTube toda segunda-feira. Elas são gratuitas e apresentam as melhores dicas de marketing digital e ações que vão te ajudar a vender muito mais e aumentar o faturamento com as compras de Natal.

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