Depois do Natal, a data mais importante para o comércio é a Black Friday. Conhecida por seus grandes descontos, a data tem atraído cada vez mais consumidores. Prova disso é que no ano passado, as vendas no e-commerce foram de R$4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha.
Isso representa 25,1% a mais em relação às vendas digitais realizadas na mesma época em 2019, de acordo com dados da E-commerce Brasil. Neste ano, a Black Friday acontece em 26 de novembro e a expectativa é de que esses números aumentem ainda mais, mesmo com a crise financeira causada pela pandemia do coronavírus.
Essa é uma excelente oportunidade tanto para consumidores, quanto para os comerciantes, que podem aumentar suas vendas, alcançar novos clientes e impulsionar o faturamento no fim do ano. Mas, para garantir que essa campanha realmente gere lucros todos os empresários estão se fazendo a mesma pergunta: como vender mais na Black Friday? A seguir, separamos 6 dicas que vão te ajudar nessa missão. Continue a leitura e confira.
Aposte em uma pré-campanha
A nossa primeira dica para vender mais na Black Friday pode parecer um pouco controversa. Mas a verdade é que você não precisa esperar até o dia 26 de novembro para começar as vendas. Uma estratégia interessante, especialmente para pequenas empresas, é antecipar algumas ofertas.
Fazendo essa espécie de “esquenta”, você consegue criar um diferencial, preparar os consumidores e aumentar gradativamente a base de clientes até o grande dia. Consequentemente, a visibilidade do seu negócio aumenta e você pode até lucrar mais com essa estratégia.
Só não se esqueça de fazer isso próximo da Black Friday, para que o consumidor consiga associar as duas ações.
Analise a concorrência
Para o consumidor, a Black Friday é sinônimo de preços baixos. Sendo assim, é importante verificar se o valor do seu produto está no mesmo nível do restante do mercado. Afinal, se ele estiver muito acima, as chances de venda serão menores. Mas, se estiver muito abaixo, também pode não ser vantajoso para você.
O ideal, nesse caso, é fazer uma pesquisa para comparar os seus preços com os da concorrência. Ao realizar isso com antecedência, é possível definir novos valores mais atrativos e criar as melhores estratégias para a campanha.
Vale lembrar que você deve levar em consideração o perfil do seu negócio, o orçamento e o preço de custo. Afinal, o desconto deve ser real, mas não pode ser vantajoso apenas para o cliente. O seu negócio também deve lucrar com as vendas.
Estoque reforçado
Uma prática importante para quem quer saber como vender mais na Black Friday é considerar reforçar o estoque para a data. Essa ação pode garantir um diferencial para o seu negócio, especialmente no que diz respeito ao prazo de entrega e à negociação com fornecedores.
Mas é claro que antes disso, é fundamental analisar as saídas das mercadorias para definir quais produtos são mais competitivos, para que eles tenham descontos mais agressivos. Afinal, é melhor apostar na profundidade, oferecendo promoções maiores em produtos selecionados, do que colocar pequenos descontos em uma grande variedade de itens.
Use o marketing digital
Essa dica serve tanto para negócios digitais, quanto para negócios físicos. Se 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais, de acordo com pesquisa feita pela (PwC), você precisa utilizar esses canais se quer vender mais na Black Friday.
É claro que existem várias ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa, como e-mail marketing, WhasApp, Instagram, Facebook, Google Ads, entre outros. Defina quais são as melhores de acordo com os seus objetivos e invista nelas, tendo como base duas frentes:
- Atrair novos clientes: para conquistar novos clientes, uma boa ideia é realizar anúncios específicos para a Black Friday, utilizando o produto com o maior desconto como referência. Ele deve ser o “carro-chefe” das suas divulgações.
- Chamar clientes antigos: Para chamar a atenção de clientes que já compraram com você, que tal oferecer descontos maiores para quem já é cliente ou dar um brinde exclusivo para quem voltar a comprar na sua loja na Black Friday?
Esteja preparado
Na Black Friday a ideia é aumentar as vendas, correto? Mas você precisa estar pronto para isso. Afinal, para que as vendas sejam concluídas, toda a demanda aumenta. Sendo assim, você precisa estar atento ao frete, ao suporte e à estrutura do site, para garantir que o cliente não tenha problemas para finalizar compras online.
Lembre-se que o bom atendimento é fundamental para garantir a fidelização do cliente e, se você quer que o consumidor tenha a melhor experiência possível, é preciso se preparar com antecedência.
Nesse momento, é essencial treinar sua equipe, para deixá-la preparada para um volume maior de clientes. Além disso, dê uma atenção especial para o pós Black Friday. Afinal, esse período pode acumular uma grande quantidade de dúvidas, solicitações de trocas e reclamações. É preciso estar preparado para todos esses cenários.
Faça uma pesquisa de satisfação após a Black Friday
Se você realizar todas as dicas acima, a sua base de clientes certamente será maior. E essa é uma excelente oportunidade para fazer uma pesquisa de satisfação e obter informações valiosas sobre o que pode ser melhorado no seu negócio.
Nessa pesquisa, você pode fazer perguntas sobre:
- Plataforma/site;
- Atendimento;
- Portfólio de produtos;
- Preços;
- Entrega;
- Condições de pagamento;
- Entre outros.
A melhor forma de realizar essa pesquisa é por meio do e-mail marketing. Mas, você também pode enviar formulários por outros canais, como WhatsApp, por exemplo. Só lembre-se de pedir a autorização do cliente antes de utilizá-lo.
Essas são nossas 6 dicas de como vender mais na Black Friday. Mas nós temos várias outras te esperando toda segunda-feira, às 19h, no nosso canal do Youtube. Clique aqui e não perca!